O Projeto Chá, conduzido pela Divisão de Voluntários e realizado todas as quintas-feiras no Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), desenvolveu uma ação especial nesta semana. Em celebração ao Julho Verde, os voluntários entregaram, além do chá e dos biscoitos, uma cartilha contendo informação sobre causas e prevenção dos cânceres nas regiões de cabeça e pescoço.
A ação faz parte da programação planejada pela Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) para destacar a importância da informação para o diagnóstico precoce e tratamento da doença, como explica o chefe do Setor de Cabeça e Pescoço (SPC) do HAJ, Dr. José Carlos de Oliveira.
“A falta de informação dificulta um autoexame e, consequentemente, um diagnóstico precoce. Com isso, a situação do paciente pode agravar e resultar em mutilações. Isso acaba gerando desconforto no paciente que, em muitos dos casos, se isola da sociedade por vergonha”, pontua o oncologista e chefe do SPC do HAJ.
Referência no Centro-Oeste no tratamento oncológico, o Hospital de Câncer Araújo Jorge conta com uma área específica para tratar esses casos. Anualmente, o Setor de Cabeça e Pescoço recebe quase 10 mil pessoas, sendo que cerca de 30% delas precisam passar por cirurgia por conta do estado avançado da doença.