1 de julho de 2022 Tratamento

Julho Amarelo aborda perigos do câncer ósseo

Além de verde (em alusão a campanha de conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço) o mês de julho…

Além de verde (em alusão a campanha de conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço) o mês de julho no Hopsital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) é também AMARELO: cor que representa um alerta acerca do câncer ósseo – doença que tem cura, mas cujos índices estão diretamente ligados ao diagnóstico precoce.

Isto porque esse tipo de câncer pode surgir da produção de células anormais no tecido ósseo, mas também do espalhamento de células tumorais vindas de outras partes do corpo, como nos casos de metástase do câncer de mama, pulmão, próstata e tireóide, por exemplo. Nestes casos, os paciente do HAJ passam a ser acompanhados também pelo Serviço de Ortopedia (SOR) – uma referência no Centro-Oeste.

À frente da área, o médico Carlos Henrique Ribeiro do Prado, que também responde como diretor técnico do HAJ, chama atenção para o fato de que, assim como ocorre em outros tipos de doenças, o câncer ósseo pode ser assintomático ou apresentar sinais facilmente confundidos com uma série de outras patologias, como:

❗Dor;
❗Inchaço;
❗Dormência;
❗Formigamento;
❗Fraqueza;
❗Perda de peso;
❗Fadiga.

Por isso, a dica é ficar de olho, mantendo em dia as consultas de rotina e, ao menor sinal de que algo está errado, buscando um especialista.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo