O Banco de Sangue do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) recebeu na manhã de segunda-feira (11), o vereador Welton Lemos (Podemos) e sua comitiva de 25 pessoas para ação de doação de sangue em prol dos pacientes do Hospital. Neste período de final de ano, com recesso e férias, o cenário é de alerta porque a movimentação das doações tende a diminuir.
Para a biomédica e responsável pela captação de doadores do Banco de Sangue, Ana Carina, a iniciativa é muito feliz. “O final de ano é uma época muito difícil e no mês de férias o estoque de sangue diminui demais. Esperamos que essa iniciativa e a boa ação do vereador inspire outras pessoas a fazerem o mesmo”, disse.
Essa é a primeira vez que o vereador mobiliza sua comitiva para doar sangue no Araújo Jorge, pela consciência da importância que cada bolsa de sangue representa para o paciente oncológico. “Cada pessoa que veio hoje doa sangue regularmente. Reunimos equipe e voluntários que aceitaram o convite para a doação. Estamos muito felizes pela adesão à iniciativa e entendemos que é muito importante este gesto”, pontuou.
Para ele, essa ação para o Hospital Araújo Jorge é uma forma de levar para cada cidadão um incentivo para a doação de sangue. “Decidimos também, a partir do nosso bloco de parlamentares, pela emenda impositiva destinada ao Araújo Jorge no valor de R$600 mil. Estamos procurando dar nossa contribuição que é uma parcela fundamental para a cidade de Goiânia”, concluiu.
O vereador Welton Lemos (Podemos) durante a ação encontrou com o presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Dr. Jales Benevides, que se mostrou grato a cada ato altruísta concedido ao Hospital pela equipe de doadores voluntários e à concessão de emenda impositiva destinada para a instituição.
“Quem conhece o Hospital Araújo Jorge se apaixona pelo trabalho que é feito aqui. Agradecemos pela sua contribuição. Em nome da parte financeira, dos colaboradores, dos associados e voluntários, quero agradecer aos parlamentares porque esse recurso é importante para a manutenção e custeio da instituição”, destacou Dr. Jales Benevides ao parlamentar.
Reabastecendo os estoques para salvar vidas
Dentre os voluntários na doação estava a médica intensivista, Ana Clara Reis de Oliveira Cordeiro, que praticou o gesto solidário em prol dos pacientes oncológicos. “Chegando no final de ano, especialmente eu que trabalho na área médica, visualizamos o quão precário é quando estamos em uma situação de urgência, principalmente no âmbito de UTI, onde trabalho, e que precisamos de bolsa de sangue e nunca tem no nosso estoque. Por isso, surgiu a ideia de reabastecer os estoques e salvar mais vidas”, contou a médica.
Ela, que já é doadora, realiza a primeira doação em prol do HAJ. “Essa atitude é muito importante e vai continuar salvando vidas porque a doação também auxilia e faz parte do tratamento do paciente. É uma mudança nesse quadro”, ressaltou ainda sobre a quantidade de vidas que podem ser salvas com uma bolsa colhida, que vai de três a quatro pessoas.
Como doar
Para quem quiser ser doador do Banco de Sangue do Araújo Jorge basta se deslocar para a sede localizada na Rua 239, nº 206, no Setor Universitário. Para mais informações: (62) 3243-7031/ 99805-0375.
Veja as fotos da ação: https://www.flickr.com/photos/197592455@N02/albums/72177720313333955/