14 de junho de 2022 Sem categoria

Dia do Doador de Sangue: PRF abastece estoques do HAJ

A já tradicional doação coletiva feita pelo Polícia Rodoviária Federa (PRF) marcou, mais uma vez, nesta terça-feira (14/6), as comemorações…

A já tradicional doação coletiva feita pelo Polícia Rodoviária Federa (PRF) marcou, mais uma vez, nesta terça-feira (14/6), as comemorações do Dia Mundial do Doador de Sangue no Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) – instituição que atende mais de 5 mil pessoas todos os meses e que se destaca pela alta necessidade de transfusão diária. Atualmente, por exemplo, a entidade já trabalha com estoques quase 30% abaixo do nível de segurança – uma das estatísticas mais graves dos últimos anos.

A data integra a campanha Junho Vermelho, mês de conscientização para a doação de sangue, quando o hospital aproveita para redorçar que não é vinculado ao Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Hemogo), o que, muitas vezes, deixa a unidade em estado de alerta. Isto porque as doações acabam limitadas a quem tem um parente ou amigo que luta contra o câncer.

Luta contra o tempo
No caso dos hospitais oncológicos, como o HAJ, a doação é ainda mais importante, visto que a grande maioria das unidades do tipo ainda não conseguiram se recuperar da queda no fluxo de doadores/semana registrada desde o início da pandemia de Covid-19. O fato, combinado com a impossibilidade do adiamento de cirurgias, característica comum nas unidades ontológicas, onde os pacientes lutam contra o tempo, fez com que a instituição chegasse a cogitar, no final do ano passado, o fechamento temporário do Centro Cirúrgico, o que não aconteceu devido a solidariedade da população.

Além disso, no pico da pandemia, o hopsital acabou registrando, uma redução de 71% no estoque. De roda forma, vale lembrar que a criticidade é particularmente preocupante já que, ao contrário dos Banco de Sangue tradicionais, o do HAJ não trabalha com os chamados período sazonais. “Precisamos de sangue durante o ano inteiro porque durante 365 dias lutamos contra o câncer. Das 160 pessoas atualmente internadas na unidade, estima-se que 45 façam uso diário do sangue armazenado aqui”, explica a hematologista do HAJ, Vanuza Maria Rosa.

Segurança em primeiro lugar
A médica faz questão de destacar que os postos de coleta estão seguindo todas as orientações sanitárias para garantir a segurança do doador. No Banco de Sangue do HAJ, por exemplo, as doações estão sendo feitas com uma distância segura entre os doadores e depois de uma triagem ainda mais criterioso.

“Durante a entrevista que antecede a doação de sangue, avaliamos o estado de saúde do doador, visando à proteção de sua saúde e da saúde do receptor. Desde os primeiros casos de Covid-19, estamos investigando também qualquer mínimo sintoma relacionado ao novo coronavírus”, adianta.


O Banco de Sangue funciona de segunda à sexta, das 7 às 17 horas, na Rua 239, nº 181, Setor Leste Universitário. Informações pelo telefone (62) 3243-7031.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo