11 de julho de 2024 Sem categoria

HAJ conta com novo irradiador sanguíneo que funciona à base de Raio X

O Banco de Sangue do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) é o 1º de Goiás e o segundo do…

O Banco de Sangue do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) é o 1º de Goiás e o segundo do Brasil a adquirir e instalar, por meio de subsídio norte-americano, um irradiador de bolsas de sangue que utiliza tubos de Raio X para irradiar componentes sanguíneos. A 1ª instituição brasileira a se beneficiar com o programa norte-americano foi o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.

O novo equipamento, modelo RS 3400 da Radsource, custa mais de R$ 2,2 milhões. Altamente moderno, o irradiador começou a funcionar na segunda quinzena do mês de junho e demora cerca de 4,5 minutos para concluir o clico de irradiação.

Segundo o físico médico Valdeis Pires de Araújo, supervisor de Proteção Radiológica do Banco de Sangue do HAJ, pelo fato do equipamento operar à base de Raio X, oportuniza maior segurança radiológica. “O novo irradiador funciona através de energia elétrica, se tirar da tomada, deixa de funcionar. Em termos de proteção radiológica, é mais seguro tanto para os colaboradores quanto para o hospital”, comenta.

O intuito do programa norte-americano é trocar os irradiadores de sangue com fontes radioativas por equipamentos livres desse material, a fim de evitar que tais fontes coloquem a população mundial em risco.

Todo custo, adequação das instalações e descomissionamento do irradiador foram pagos pelo Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico (Pacific Northwest National Laboratory – PNNL), laboratório americano.

Importância da irradiação sanguínea

No HAJ, todos os concentrados de hemácias e plaquetas são irradiados, pois pacientes em tratamento oncológico possuem a imunidade baixa, por conta disso, a irradiação sanguínea é crucial para minimizar uma possível reação transfusional, como a doença do Doença do Enxerto Contra Hospedeiro, problema que surge quando as células imunológicas do doador (o enxerto) reconhecem as células e tecidos normais do paciente (o hospedeiro) como estranhos e o atacam.

Em Goiânia, somente o Banco de Sangue do HAJ e o Hemocentro fornecem o serviço de irradiação de hemocomponentes.  Além de atender a demanda interna, o Bando de Sangue do HAJ atende, ainda, outras instituições com o serviço de irradiação. “Estamos abertos a novos contratos”, diz Kelly Alves, supervisora do Banco de Sangue do HAJ.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo