2 de fevereiro de 2024 Parceiros

ACCG apoia Abrale em campanha “Vá de lenço”

A Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) se une mais uma vez para a 8ª edição da campanha…

A Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) se une mais uma vez para a 8ª edição da campanha “Vá de lenço” promovida pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) que visa proporcionar uma manifestação de beleza e autoestima. O objetivo da campanha é homenagear aquelas que estão em tratamento, conscientizar a população sobre o câncer para que se engaje em atitudes de prevenção, evitando assim os fatores de risco.

A campanha também é uma iniciativa em alusão ao Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro e é uma ação da Union for International Cancer Control (UICC). Pacientes, profissionais de saúde, hospitais, instituições da área, artistas, médicos, organizações de apoio ao paciente e empresas são convidadas a postarem fotos usando um lenço, e marcando a hastag #vádelenco, bem como destacando iniciativas de combate ao câncer.

Diante deste contexto, a Abrale ainda envia para a instituição parceira uma caixa com lenços e brindes especiais da campanha para serem distribuídos aos pacientes e equipes de saúde. De acordo com instituições que pesquisam e militam pela causa, como o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, ACT Promoção da Saúde e Instituto Nacional de Câncer (INCA), em nota técnica sobre os hábitos de prevenção do câncer, que é um conjunto de mais de 100 doenças, o tema é complexo, precisa ser enfrentado com planejamento e bases científicas.

Existem hábitos de prevenção ao câncer como: parar de fumar, alimentar-se de maneira saudável, manter o peso corporal adequado, a prática de atividades físicas, a realização de exame preventivo do câncer de colo do útero para mulheres de 25 a 64 anos, vacinar-se contra o HPV, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, carnes processadas, evitar a exposição ao sol no período entre 10h e 16h usando sempre a proteção adequada e evitar se expor a agentes cancerígenos no trabalho.

Moda e Beleza

A manifestação envolve beleza, engajamento, alerta sobre a prevenção da doença e do diagnóstico sem perder a autoestima de forma a reduzir o impacto que a mesma causa. O propósito da Abrale é colocar a ideia na cabeça e compartilhar essa mensagem. No Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), existe um projeto de voluntariado de Moda e Beleza, com o intuito de melhorar a autoestima das pacientes em tratamento quimioterápico, a partir da valorização e do cuidado com a aparência.

Dentro das atividades há a arte de amarrar lenços, maneiras de se vestir aliado ao biotipo de cada paciente, entre outras. E inclusive, na próxima segunda-feira, 5, acontecerá das 9h30 às 10h30 uma Oficina de amarração de lenço com a voluntária Clau Oliveira, nos setores de Quimioterapia, Radioterapia, Pediatria e Posto 1ª do HAJ.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo