Com estrutura moderna e tecnologia de ponta, nova ala foi construída com recursos do MP-GO e do MPT-GO por meio do projeto “Tempo é Vida”
O Araújo Jorge – Hospital de Câncer deu mais um importante passo rumo à ampliação da assistência oncológica em Goiás ao inaugurar, na tarde da última sexta-feira (30/05), a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos adicionais, dobrando a capacidade de atendimento intensivo da instituição, que passa a contar com 20 leitos. A expansão faz parte da segunda etapa da campanha “Tempo é Vida”, viabilizada com recursos destinados pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) e Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), por meio do projeto Destinação Articulada de Acordos do MP-GO (DAAMP).
Com investimento de quase R$ 2,5 milhões, oriundos de acordos de não persecução penal e Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), a nova UTI é equipada com tecnologia de ponta e infraestrutura completa, alinhada aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os leitos estão equipados com ventiladores pulmonares eletrônicos, cardioversores, monitores multiparâmetros, módulos de CO₂ e estativas fixas, garantindo suporte completo para os casos de maior complexidade.
A nova unidade ocupa 470,33 m² e traz um ambiente acolhedor, funcional e humanizado. Além dos 10 leitos, sendo um de isolamento, a estrutura conta com posto de enfermagem central com visão 360º, espaço para apoio psicológico, quarto para médico e plantonistas, expurgo, vestiários, sala administrativa e área de convivência da equipe de enfermagem. Toda a ambientação foi pensada para o bem-estar dos pacientes. Assim, as paredes foram pintadas em verde sussurro, cor associada à esperança e serenidade. A iluminação, em luz amarela quente, também visa suavizar o clima hospitalar e promover aconchego.
A estimativa é de que, nos primeiros seis meses de funcionamento, a nova UTI atenda cerca de 650 pacientes críticos, com média de permanência de 4,9 dias e taxa de ocupação estimada em 83,76%. A ampliação também permitirá aumento na oferta de cirurgias oncológicas (eletivas e de urgência), maior rotatividade dos leitos e melhoria na resolutividade clínica.
Segundo o CEO do Araújo Jorge, Kleber Rosa, a nova ala representa um ganho expressivo em qualidade, eficiência e capacidade técnica. “Esses novos leitos significam menos tempo de espera, mais vidas salvas. Graças à sensibilidade e compromisso do Ministério Público de Goiás e do Ministério Público do Trabalho, conseguimos oferecer aos nossos pacientes uma estrutura moderna, equipada e preparada para os desafios do cuidado intensivo oncológico”, afirmou.
Parcerias que salvam vidas
Durante a cerimônia de inauguração, autoridades destacaram o impacto da parceria entre o MP-GO, MPT-GO e o Araújo Jorge. O procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, enfatizou a importância da destinação dos recursos oriundos de ilícitos para políticas públicas de saúde. “Não é só uma obra, não são apenas equipamentos. Isso aqui representa salvar vidas, garantir um tratamento mais humano e eficiente para quem enfrenta o câncer. Já destinamos mais de R$ 7 milhões ao hospital, e seguimos comprometidos com novos avanços”, afirmou.
O procurador-chefe do MPT-GO, Alphiniano do Prado Lopes, também reforçou o simbolismo da ação conjunta. “É tempo de salvar vidas. Para nós, é uma honra estar ao lado de uma instituição como o Araújo Jorge, referência em oncologia. Que essa parceria se fortaleça ainda mais”, disse.
O diretor de Relações Institucionais do Araújo Jorge, Jales Benevides, ressaltou o impacto direto no dia a dia da unidade. “Atendemos cirurgias de alta complexidade, transplantes de medula e pacientes que, por complicações, precisam de cuidados intensivos. Com essa ampliação, teremos mais resolutividade, mais agilidade e menos fila de espera. É a sociedade goiana colhendo os frutos dessa parceria.”
Homenagens
Durante o evento, representantes do MP-GO e o MPT-GO foram homenageados pela contribuição essencial à concretização do projeto. Cyro e Alphiniano receberam uma placa de reconhecimento. A subprocuradora-geral de Justiça, Sandra Mara Garbelini, e a promotora de Justiça Renata Miguel Lemos, responsável pelo DAAMP e integrante do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor) , receberam flores como gesto de gratidão pelo engajamento desde o início da campanha.
Além dos nomes supracitados, também prestigiaram a solenidade de inauguração outras autoridades do MP-GO, como a procuradora de Justiça Laura Maria Ferreira Bueno, a promotora Manuela Botelho Portugal, o promotor Marcelo Faria da Costa Lima, a promotora Márcia Gomes Bueno, o promotor Rafael Simonetti Bueno da Silva e a superintendente de Gestão em Recursos Humanos do MP, Janaína Azevedo.















