29 de abril de 2022 Eventos

Após 3 décadas, Dra. Elecy Messias se aposenta

Quando se fala do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) é impossível não passar pelo…

Quando se fala do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) é impossível não passar pelo nome da médica Elecy Messias de Oliveira, que desde a década de 90 ajuda a manter o título de referência que acompanha a área – única do centro-Oeste a oferecer tratamento integral a crianças e adolescentes, com idade entre 0 e 18 anos.

Mas na manhã sexta-feira (29), quase 30 anos depois de sua entrada no hospital, o nome da cancerologista pediátrica foi lembrado de forma diferente: em tom de homenagem e despedida. Encerrando um ciclo de muito trabalho e inúmeras conquistas, a profissional se aposenta, deixando um importante legado de competência, amor ao próximo e devoção ao exercício da medicina.

Recebida pela Diretoria Executiva da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), por associados da instituição e por membros do Corpo Clínico do HAJ, a trajetória de Elecy foi bastante elogiada, com destaque pelo equilíbrio entre a reverência pelas evidências cientificas e o respeito a cada paciente que entrou pela porta do seu consultório em busca de esperança, ocupando o lugar de médica sem nunca esquecer o lado humano do ofício.

Legado para oncologia goiana

Para o presidente da ACCG, Dr. Jales Benevides Santana Filho, independente da função, com um dedicação singular a milhares de crianças e adolescentes, a médica ajudou a elevar a oncologia pediátrica em Goiás a outro patamar, renovando diariamente a escolha pela oncologia, área que é tão desafiadora quanto bonita. “É uma honra estar presenciando hoje o encerramento desse ciclo, nos despedindo parcialmente de uma amiga cujo fio condutor da vida profissional foi a empatia”, concluiu.

Além de integrante do Serviço de Oncologia Pediátrica, Elecy Messias de Oliveira foi parte da Diretoria Executiva da ACCG, por onde passou entre março de 2018 e maio de 2019. Agora ela segue apenas como associada, ajudando a definir os rumos da instituição.

Ao longo da homenagem desta sexta-feira (29), fizeram questão de falar sobre a representatividade de Elecy para a oncologia goiana, os médicos Vicente Raul Chavarria, Rosemary Gusmão Crocetti (que chefia o Serviço de Oncologia Pediátrica do HAJ) e Washington Luiz Ferreira Rios (presidente da Associação Médica de Goiás). Também discursaram o assessor de relações institucionais da Secretário de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), José Fernando Lemes de Jesus, e a ex-paciente da Pediatria, Stéfanny Guimarães Borges, acompanhada pela mãe Rubia Guimarães Borges.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo