6 de maio de 2022 Imprensa

COMUNICADO: Relatórios de seguradora

Diante das reportagens veiculadas desde o dia 03 de maio, relacionando o nome da instituição a um inquérito da Polícia…

Nota de esclarecimento
Nota de esclarecimento

Diante das reportagens veiculadas desde o dia 03 de maio, relacionando o nome da instituição a um inquérito da Polícia Civil, a Diretoria Executiva da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) vem esclarecer os fatos:

1. Independentemente do que foi apresentado nas notícias, em nenhum momento houve cobrança de consulta ou de procedimento pelo SUS: Podemos assegurar que todo o tratamento da paciente J.L.O. foi realizado corretamente, do início até o momento de seu falecimento. Ou seja, em termos de assistência, não houve cobrança, muito menos prejuízo ao paciente, mas o que ocorreu foi que a família procurou o médico assistente para preencher a apólice de seguro.

2. O preenchimento de relatórios de seguradora, para atender a interesses privados de paciente ou de seus familiares, trata-se de atividade pericial, eticamente vedada ao médico que assiste ou assistiu ao paciente. A prática é proibida pelo Conselho Federal de Medicina desde 2012.

3. Garantimos que a ACCG não participou, muito menos concorda, com a conduta. Ao tomar ciência do ocorrido, a instituição – vislumbrando, possível indício de infração ao artigo 93 do Código de Ética Médica – cuidou de noticiar o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás.

Além disso, um comitê interno foi criado para averiguação administrativa, considerando as diretrizes que regem os colaboradores em regime CLT, bem como o Código de Ética e Conduta da ACCG.

4. Contudo, ressaltamos que o Hospital de Câncer Araújo Jorge é o único no estado a oferecer atendimento multidisciplinar a pacientes paliativos do SUS, trabalho realizado há quase 30 anos. Tanto as atividades do Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico (GAPPO) quanto todo o serviço prestado aos que lutam contra o câncer nada têm a ver com o fato que está sendo explorado pela imprensa.

Vemos com muita preocupação a forma como a imagem desse serviço e, por consequência, a de todos os nossos colaboradores está sendo exposta, por isso, reforçamos a toda a sociedade goiana – de quem cuidados há quase 70 anos – que nossa missão de prestar assistência integral e de qualidade continua mais forte do que nunca.

Juntos contra o câncer, pela vida!



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo