14 de fevereiro de 2022 Tratamento

HAJ retoma transplante após reestruturação

O primeiro transplante de medula óssea, após a reestruturação completa do Serviço de Onco-hematologia do Hospital de Câncer Araújo Jorge…

Transplante de Medula Óssea
Transplante de Medula Óssea

O primeiro transplante de medula óssea, após a reestruturação completa do Serviço de Onco-hematologia do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), marca a nova fase de uma história que completou duas décadas em 2020, quando a Divisão de Transplante de Medula Óssea (DTMO) da instituição ultrapassou a marca de 800 procedimentos realizados. 

Na última semana, o barbeiro Diego Lourenço Borges, paciente que esperava pelo transplante há um ano, recebeu a infusão de células de medula óssea,  inaugurando o novo modelo de assistência oferecido pela ACCG: com uma onco-hematologia ainda mais atualizada, formada por um time de renomadas especialistas que assumiram a área depois do formal, e súbito, pedido de desligamento de toda a equipe que compunha o setor, em setembro de 2021.

Na ocasião, a Diretoria Executiva da ACCG, em conjunto com a Diretoria Técnica do HAJ, saiu em busca de profissionais gabaritados, que fizessem jus ao título de referência que o hospital carrega, sendo o único do Centro-oeste a realizar, pelo SUS, transplantes do tipo. Vale lembrar que a reestruturação aconteceu em tempo recorde, sempre tendo como base a melhoria constante da qualidade da assistência, integral e transdisciplinar. 

Reaproximação com Ipasgo

Ainda como parte da retomada dos transplantes de medula óssea no HAJ, os diretores da ACCG reuniram-se com representantes do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) na intenção de renegociar os pacotes e salientar que a instituição está apta a voltar a realizar os procedimentos em questão. 

Guillermo Sócrates, diretor de Assistência do Ipasgo, reforçou a importância do HAJ para o tratamento oncológico e o interesse urgente de retomada dos transplantes de medula óssea para os pacientes do instituto, visto que a demanda está sendo enviada para outros estados, via judicialização. Na ocasião, ficou definido que o próximo passo será viabilização, de maneira gradual, do recebimento de pacientes do Ipasgo no Araújo Jorge, com a condição de estabelecer diálogo consistente sobre a agenda e as tabelas de valores de procedimentos.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo