19 de fevereiro de 2024 ACCG

ACCG forma jovens residentes médicas

Na última sexta-feira (16), a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), juntamente com o Instituto de Ensino e…

Na última sexta-feira (16), a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), juntamente com o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e a Comissão de Residência Médica formou seis jovens médicas da 32ª turma do Programa de Residência Médica do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ).

As formandas Dra. Aline de Amorim Duarte, Dra. Letícia Barreto Feres e Dra. Paula Martins Rodrigues são do programa de cirurgia oncológica, já a Dra. Lays Costa Marques pertence à Oncologia Clínica, a Dra. Bianca Faria Oliveira (Cirurgia de Cabeça e Pescoço) e a Dra. Fernanda Souza Miranda (Radioterapia).

A cerimônia de formatura cujo nome da turma foi Dr. Daniel de Paula Santana aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e contou com a presença de familiares, amigos e autoridades da área médica. Durante a solenidade, o diretor do IEP, Dr. Elismauro Mendonça falou sobre a unidade operacional que é um dos braços da ACCG.

“Centenas de profissionais têm se qualificado desde a fundação do Instituto e a oncologia exige conhecimento da área. Nosso papel fundamental é atuar contra o câncer, seja em prevenir, tratar, curar. Somos gratos em realizarem as especializações no IEP. Parabéns pela escolha e pela formatura”, citou. A oradora da turma, Dra. Bianca Faria, em seu discurso bastante emocionada lembrou o primeiro dia de residência onde todas estavam cheias de planos, nervosas e com expectativa.

“No fim dessa jornada tenho a certeza de que valeu a pena essa dedicação seja na avaliação dos pacientes, na bagagem e em adquirir experiências porque vibramos na cura. Estivemos em um centro de ensino cujo Hospital de Câncer Araújo Jorge tem impacto positivo na vida dos pacientes. Vamos levar lembranças inesquecíveis”,  pontuou a médica.

Lutem pela cura

Dr. Daniel de Paula Santana, que emprestou seu nome à turma durante o discurso disse que as residentes foram grandes amigas e colegas de profissão. “Que honra, a evolução de vocês é nítida. Fui residente e participei do mesmo processo que vocês. Podem contar comigo e lembrem-se que tiveram uma formação de excelência. Lutem pela cura”, destacou. A patronesse da turma Dra. Mayza Lemes Duarte Frota lembrou do desafio de ser mulher e médica. “A cobrança é maior por sermos mulheres. Há uma entrega individual e em grupo. A construção da carreira médica começa na faculdade com empatia, determinação. Sejam referências e falem do nome da instituição”, afirmou.

A relação do médico com o paciente, principalmente pela escolha da oncologia foi ressaltada pelo paraninfo da turma, Dr. José Carlos de Oliveira. “Essa turma é de mulheres guerreiras. Não aprenderam somente o que a residência ensina, mas as missões de vida. A Oncologia tem ensinamentos que moldam os residentes porque o cuidado com os pacientes exige uma jornada. O paciente vibra quando chega até um serviço especializado. Vocês merecem um local para atuarem e alcançarem grandes feitos”, finalizou.

Outros representantes da área médica que estiveram na mesa diretiva cujas entidades são Cremego, Sicoob, Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Unimed Goiás e Coreme destacaram sobre o quanto o HAJ é um hospital peculiar, que as residentes vão lidar com uma doença como o câncer e todas são vitórias, que cada paciente é uma vitória e a qualidade profissional que agora estão portando na finalização desse processo.

Preparação para exercer a Oncologia

O diretor técnico do HAJ, Dr. Carlos Henrique Ribeiro do Prado em seu discurso ressaltou sobre os parceiros que sempre apoiam o hospital, consequentemente os pacientes. “Vocês estão muito bem preparadas para exercer a oncologia e são a ponta da cadeia. Não é somente ter orgulho, mas também assumir a responsabilidade em defesa do paciente oncológico onde 90% dos pacientes são oriundos do Sistema Único de Saúde e exige que estejam do lado do paciente”, destacou.

O presidente da ACCG, Dr. Jales Benevides mencionou a presença dos parceiros que auxiliam a Associação que é uma entidade filantrópica e se mantém com a ajuda de todos. “Este momento é de reconhecimento do Hospital de Câncer Araújo Jorge e agradeço a parceria por nos ajudar com a receita. É um dia de alegria e desde que a primeira residência foi criada, estamos vendo as mulheres crescendo na oncologia brasileira, envolvidas no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer. Temos orgulho ao longo dos últimos 30 anos em formar mais de 156 médicos, que hoje atuam não somente em Goiás, mas em todo o Brasil cuja formação é sólida e reconhecida”, citou. Dr. Jales ainda afirmou que ao olhar para as médicas concluindo essa formação é enxergar que são um time de mulheres competentes e que as pesquisas estão certas.

“As mulheres estão cada vez mais ocupando mais espaço na oncologia e isso é motivo de muita alegria. Só o Araújo Jorge já formou 81 profissionais mulheres e vocês participam desse grupo seleto de oncologistas brasileiras”, concluiu.

Na solenidade houve a entrega de certificados aos homenageados pelas formandas e do canudo de formatura. Logo após as formandas e seus respectivos convidados puderam participar de um coquetel no hall de entrada do Cremego para comemorar essa fase grandiosa.

Veja as fotos da solenidade aqui: https://www.playbook.com/s/accg/AoQSos9otd1ygFvo1i26vtHG



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo