3 de novembro de 2023 ACCG

Vocal coach Adhemar Rocha apadrinha coral de laringectomizados totais do HAJ

Profissional irá ministrar oficinas de voz para os integrantes do grupo no intuito de torná-los reconhecidos nacionalmente

O fonoaudiólogo Adhemar Rocha, vocal coach de cantores renomados, como Léo Santana e Maiara e Maraísa, oficializou, no dia 31 de outubro, o apadrinhamento do coral “Somos Iguais”, grupo formado por pacientes laringectomizados totais do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ).

O encontro com os integrantes do coro ocorreu no auditório da instituição, por volta das 9h30, e contou com a presença do médico José Carlos de Oliveira, chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HAJ, e do vice-presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Dr. Alexandre João Meneghini, médico cirurgião de cabeça e pescoço.

Segundo a fonoaudióloga Juliana Carla Gabriel Monteiro, chefe do Serviço de fonoaudiologia do HAJ, o apadrinhamento será de grande valia para o coral pois, assim, os integrantes poderão ser vistos além da instituição. “Pelo fato do Adhemar Rocha ser uma pessoa de renome nacional, acredito que nosso coral irá se expandir e estará em evidência, isso anima ainda mais os integrantes”, confessa.

Juliana adianta que o vocal coach irá ministrar oficinas de voz para os membros do coral e que, em breve, será disponibilizada uma grade com o horário dos encontros. Além disso, o preparador vocal das celebridades irá estabelecer uma ponte entre o coral do HAJ e a imprensa nacional, para que o trabalho do grupo seja divulgado massivamente para o grande público.

Quando Adhemar Rocha recebeu o convite para ser o padrinho do “Somos Iguais” pensou: “preciso arrumar uma forma de somar dentro desse projeto”, conta. Agora, com apoio oficializado, o profissional almeja ajudar a divulgar o trabalho desenvolvido pelo grupo para todo o Brasil. “Esse coral de Goiânia é excepcional, um dos maiores testemunhos de possibilidade vocal, prova que existe vida após a laringectomia total”, destaca.

O lanterneiro Alcione Martins Rodrigues, 55 anos, está bastante animado com o apadrinhamento. “Vai ser ótimo sermos reconhecidos nacionalmente e mostrar que vencemos a doença e continuamos falando como pessoas normais.” Quem também está feliz e cheio de expectativas é o autônomo Fernando Cascão, 58 anos. “Esse apadrinhamento é uma excelente parceria. Assim, poderemos ser vistos por pessoas que estão fora dos muros do Hospital Araújo Jorge, pois nossas apresentações ocorrem quase que exclusivamente aqui”, comenta.

Fernando Cascão também acredita que a parceria com Adhemar Rocha ajudará a diminuir o estigma em relação a indivíduos que passaram pela laringectomia. “Com esse apadrinhamento, as pessoas poderão entender a importância da ressocialização dos laringectomizados totais na sociedade, tendo em vista que muitos ficam reclusos por vergonha e medo de não serem aceitos”, comenta.

Conheça o coral Somos Iguais

O coral “Somos Iguais” foi fundado por Juliana Monteiro, em 2015.  A inspiração para criar o coro no HAJ veio quando a fonoaudióloga tomou conhecimento da existência de corais de pacientes laringectomizados totais em outras instituições do Brasil.

Em abril de 2019, a convite da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), o “Somos Iguais” teve a oportunidade de participar da abertura da 21ª edição do Dia Mundial da Voz, no Teatro Basileu França. No mesmo ano, em novembro, o grupo se apresentou na Câmara Municipal de Goiânia, na sessão em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo