18 de dezembro de 2023 ACCG

Meses após receber diagnóstico, paciente do HAJ comemora cura do câncer de pele

A funcionária pública aposentada Janice de Carvalho Lima, 65 anos, foi diagnosticada em janeiro deste ano, 2023, com câncer de…

A funcionária pública aposentada Janice de Carvalho Lima, 65 anos, foi diagnosticada em janeiro deste ano, 2023, com câncer de pele. A descoberta veio enquanto ela secava o cabelo. “Quando passei o secador, a ‘feridinha’ ardeu. Uma semana depois, a lesão estava meio amarelada e quando eu tocava afundava. Achei estranho e resolvi consultar um dermatologista em Brasília, região onde moro”, recorda.

Após fazer a biópsia solicitada pelo médico, Janice foi diagnosticada com carcinoma pouco diferenciado, um tipo de tumor maligno e agressivo.  “Quando vi que era carcinoma, bateu muito forte no meu coração, fiquei bastante preocupada, pois perdi uma irmã com a mesma doença”, conta. Apesar do medo, a aposenta muniu-se de coragem e decidiu que faria o que fosse necessário para alcançar a cura.

Na caminhada em busca de tratamento, Janice contou com a ajuda e o apoio incondicional de sua irmã Bernardina. “Conversar com ela me tranquilizou, especialmente porque ela é da área.  Quando descobri o câncer, a Bernardina disse que eu deveria ir a Goiânia ser analisada pelo Dr. Sormany Cordeiro, cirurgião oncológico do Hospital Araújo Jorge.”

 Após consultar o médico recomendado, a aposentada fez cirurgia para remoção do tumor. “Minha primeira operação foi no dia 20 de janeiro. Um mês depois, fiz a segunda cirurgia, que foi um sucesso”, comemora. Para Janice, o diagnóstico precoce foi fundamental para a cura da doença. “Não deixei aquela ‘feridinha’ passar em branco, isso foi importante, pois se eu não tivesse descoberto imediatamente, o tumor iria crescer e tomar outros rumos”, acredita.

Tratamento no HAJ

Conforme relata Janice, o tratamento no Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) é excelente, pois todo o corpo clínico sempre a acolheu quando necessário. “O hospital é referência nessa parte de pele e o Dr. Sormany é bastante atencioso, acho ele maravilhoso”, destaca. Após o procedimento cirúrgico, a aposentada passou a fazer acompanhamento no HAJ e, quando necessário, vem para Goiânia. “Sempre que aparece uma ferida, corro para o hospital. Recentemente surgiu uma verruga na minha panturrilha, fiquei preocupada e consultei o doutor Sormany, mas graças a Deus não era câncer. Mesmo assim, removemos a verruga”, conta.

Proteção

Antes do diagnóstico de câncer, Janice tinha o hábito de usar filtro solar no rosto e nos braços. Entretanto, o colo e outras partes do corpo ficavam sem proteção, inclusive a cabeça. “Eu só usava chapéu quando ia à praia, mas no dia a dia não existia esse hábito, eu não tinha receio do sol como tenho hoje”, confessa. Atualmente, a aposentada tem um cuidado redobrado com a pele, utiliza protetor solar em todo corpo, usa roupas com proteção UV e o chapéu tornou-se o companheiro de todas as horas.

Além disso, Janice se autoexamina periodicamente e recomenda que todos façam o mesmo. “É fundamental estarmos de olho em nosso corpo, especialmente pessoas de pele clara.  Caso surjam lesões, é preciso correr atrás de um médico, precisamos cuidar da saúde da pele, não podemos ignorar os sinais que surgem”, aconselha.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo