Decoração caprichada, música ao vivo, comidas típicas, crianças vestidas a caráter, brincadeiras e muita animação. Esse foi o pano de fundo da festa junina da Pediatria do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), realizada no dia 14 de junho. Promovido há 15 anos, o evento é uma iniciativa que visa trazer alegria, bem-estar e diversão às crianças, contribuindo para a humanização do atendimento no hospital.
Durante a festança, os pacientes, seus pais e responsáveis puderam desfrutar deliciosas guloseimas como cachorro-quente, canjica, bolo de milho e pipoca. Os pequenos também participaram de diversas brincadeiras, como pescaria, e ganharam presentes.
Diversão aliada ao tratamento
Segundo a musicista Lara Karst, a ação ajuda na socialização dos pacientes. “As crianças têm que passar por um certo isolamento social em virtude do tratamento oncológico. Diante disso, trazemos a experiência desses eventos que ocorrem lá fora para dentro do hospital, isso minimiza os danos causados pelo adoecimento”, aponta.
Ainda de acordo com a profissional, as crianças internadas conseguem se alimentar melhor, pois se sentem mais alegres. “Elas comem mais porque veem que estão saindo da rotina, conseguimos vê-las sorrindo e brincando. Essa ação é tão ‘salutogênica’ que beneficia até mesmo todas as equipes da Pediatria”, acredita.
A hematologista pediátrica Vanuza Maria Rosa destaca que a festa junina é um momento ímpar dentro da instituição. “Essa ação é muito esperada pelos meninos, é um período de confraternização em que conseguimos trazer o lado lúdico para tornar o tratamento mais leve. Essa também é a data mais concorrida para consultas porque as crianças querem vir no dia da festa”, revela sorrindo.
Depoimentos
A manicure Carolayne Cristine Lima de Souza, mãe da paciente Laura Lima de Souza, participou do festejo pela 1ª fez. “Minha filha faz tratamento aqui há quatro anos, mas esta é a primeira vez que participo, posso afirmar que foi maravilhoso. Essa festa ajuda demais no tratamento, ela gostou bastante e ficou extremamente feliz e emocionada”, diz. A pequena Laura, 11 anos, atualmente trata um câncer no pulmão.
Para Vinicius Alves Cardoso, paciente da Pediatria desde 2013, o arraiá propicia interação inigualável. “Isso aqui não tem preço, a gente interage e dá muitas risadas, agradeço a toda equipe por essa oportunidade, em especial a enfermeira Dani e a Dra. Rejane.”
A realização da festa junina foi fruto de um trabalho conjunto entre as equipes multiprofissionais de Musicoterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Nutrição e Psicologia.
Confira os registros fotográfico: https://www.playbook.com/s/gustavoutida/MZXDZMyqMWFFhaVcCaiHpstg