Na tarde do dia 8 de abril, o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) recebeu das mãos da voluntária e empresária do Ateliê dos Cabelos, Joana Diniz Cardoso, 206 perucas confeccionadas para as pacientes que estão em tratamento de câncer. Oriundas de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e a Receita Federal, os cabelos vieram da apreensão feita pela Polícia Rodoviária Federal, em 2023, de 300 kg de cabelo. As peças foram transformadas com o talento e dedicação de 15 pessoas, incluindo a mão de obra da voluntária há quase 10 anos, Joana, que compõe a Divisão de Voluntariado do HAJ.
O diretor de Relações Institucionais da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Jales Benevides, disse que a ação em conjunto é importante para a autoestima das mulheres que perdem o cabelo em alguma fase do tratamento, e isso é uma preocupação tanto no aspecto psicológico quanto comportamental. “Com esse gesto e esse carinho tanto da PRF, quanto da Receita e Seds, além da ação voluntária na confecção das perucas, beneficiaremos as pacientes na melhora não somente da autoestima, mas na forma como elas se veem e na recuperação da doença”, disse o diretor.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Wellington Matos de Lima, presente na entrega, disse que a ação faz parte do programa Goiás Social, que visa atender mulheres que estão em um momento de muita fragilidade e, nesta ação, poderão receber uma peruca. “É importante ressaltar que essa parceria com a Receita Federal vem crescendo nos últimos meses. Muitas pessoas não conseguem adquirir uma peruca. Então, há um impacto emocional muito forte e traz dignidade, e isso também ajuda para que o tratamento afete menos a qualidade de vida da pessoa”, afirmou.
Produção das perucas
Durante três meses, a voluntária e responsável pela produção das perucas, Joana Diniz, trabalhou com dedicação e amor nos cuidados com a higienização, corte, escova e finalização das peças com fios naturais. “Ao receber os cabelos no final do ano passado, eles foram lavados e esterilizados e, na sequência, foi feita uma seleção de fios com tamanhos e texturas para irem para a confecção. Levamos três meses para produzir as 206 peças entregues, totalmente embaladas e em caixa de presente. Queremos agradecer à equipe do Araújo Jorge e a todos que participaram da doação dos cabelos e às mulheres que irão receber as perucas. Agradeço à confiança no meu trabalho”, contou Joana.
O material apreendido incluía cabelos naturais e sintéticos, todos pretos, mas Joana encaminhou para a descoloração industrial para ganhar tons de luzes e mármore. “Nossa produção trabalhou fio a fio imitando o couro cabeludo. A mulher que é loira quer receber um cabelo loiro. As perucas ganharam várias tonalidades e cortes para que essa entrega fosse linda”, finalizou a voluntária.
Veja mais fotos aqui: https://www.playbook.com/s/accg/gmKmJeXqEMZdMm5L97zDHZhG