5 de fevereiro de 2022 Tratamento

Mamografia: principal arma contra câncer de mama

Não é de hoje que os hospitais especializados reforçam a importância do diagnóstico precoce no tratamento bem-sucedido do câncer de…

Mamografia
Mamografia

Não é de hoje que os hospitais especializados reforçam a importância do diagnóstico precoce no tratamento bem-sucedido do câncer de mama. Isto porque, a descoberta tardia da doença diminui em quase 80% a chance de sobrevida das pacientes nos cinco primeiros anos do tratamento. O percentual, ao lado de fatores como a utilização de terapias menos agressivas e a não necessidade da realização da mastectomia (cirurgia de remoção completa da mama) são, por si só, motivos mais que suficientes para que a mamografia esteja no topo das orientações de dez entre dez mastologistas.

Por isso, na prática, o raio X da mama continua sendo a forma mais confiável na descoberta antecipada dos tumores em estágios iniciais e assintomáticos. Ou seja, mesmo que a mulher não esteja sentindo nada, é possível localizar durante o exame de rastreio, nódulos que podem ser malignos. 

Diante da relevância, o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) segue se consolidando como importante apoio da Secretaria Municipal de Saúde na realização de mamografias. Atualmente a instituição conta com dois mamógrafos, através o quais oferta, em média, 1.050 vagas do exame por mês – todos direcionados a quem depende do SUS e mora em Goiânia e região metropolitana.  

Diagnóstico precoce

Incrementando o alerta, a equipe de Ginecologia e Mama (SGM) do HAJ busca conscientizar a população feminina sobre a urgência do diagnóstico precoce do câncer de mama – o que aumenta para cerca de 95% as chances de cura. “Na prática, estima-se que a mamografia, realizada, anualmente, durante os check-ups de rotina, antecipa em até dois anos a descoberta do câncer!”, pontua o mastologista Rubens José.

De acordo com um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA),  estima-se que 66.280 mulheres sentem algum desses sintomas e são diagnosticadas com câncer de mama todos as anos. Desde universo, 1.620 são goianas, o que aumenta e muito a preocupação do Araújo Jorge em conscientizar a população sobre a relação entre a descoberta precoce e o alto índice de cura da doença.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo