O Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) promoveu, entre os dias 6 e 8 de junho, o 1º módulo da 9ª edição do “Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária”. Realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o curso beneficiou nove pacientes com diversos procedimentos, como mamoplastia redutora, troca de prótese, mastectomia radical, simetrização das mamas, etc.
Durante três dias, renomados especialistas nacionais e internacionais, como Elisana Caires (Bahia), Ana Goulart (Portugal), Ashutosh Khotari e Yazan Massanat (Reino Unido), Gastón Berman (Argentina) e Jorge Alexander Rodriguez (Colômbia) deram aulas e contribuíram com seus conhecimentos. Presencialmente, 12 alunos prestigiaram o curso e, on-line, 13. Nesse 1º módulo, participaram alunos do Brasil, América Latina, Arábia Saudita e Indonésia.
Contempladas
Uma das mulheres beneficiadas por meio do curso foi a advogada Cleide Aparecida Rodrigues, 42 anos, que fez a mastectomia bilateral com reconstrução das mamas. “Ao retirar as mamas e colocar prótese, a chance de recidiva do meu tipo de câncer cai para 5%. Em relação à estética, acredito que a minha autoestima vai melhorar uns 90% após a cirurgia, porque meus seios ficaram bem menores do que eram”, revela.
A aposentada Ieda Laura Marques Primo, 55 anos, conta que a cirurgia para redução das mamas irá aumentar sua autoestima. “Eu fiquei com defeito na mama, uma ficou maior que a outra. Agora minhas mamas estarão do mesmo tamanho, tenho certeza que isso irá elevar minha autoestima”, prevê. A confeiteira Suzane Silva Caetano, 42 anos, também foi uma das contempladas. “Essa é uma oportunidade maravilhosa que Deus colocou em nossas vidas, nós só temos a agradecer por poder sair do centro cirúrgico com a mama reconstruída, esse é um grande privilégio”, comenta.
Pioneirismo
Segundo o mastologista Régis Resende Paulinelli, antes do curso a taxa de reconstrução mamária era baixíssima em Goiás e no restante do país. “Ficamos extremamente felizes em ofertar esse curso, pois além entregar ao mercado mais profissionais capacitados, conseguimos ajudar e elevar a autoestima das pacientes, oportunizando mais qualidade de vida e bem-estar”, comenta.
Além de inovador, o mastologista Luiz Fernando Jubé Ribeiro reitera que o curso tem formado profissionais especialistas em oncoplastia e reconstrução mamária no Brasil e ao redor do mundo. “Esse formato de curso, com duração de 11 meses, divididos nos 11 módulos, em que realizamos uma quantidade expressiva de 100 cirurgias, todas transmitidas e discutidas virtualmente, existe somente aqui no Brasil, sediado pelo Hospital de Câncer Araújo Jorge. No mundo não há algo semelhante. Por meio dele, estamos habilitando profissionais da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Desde que iniciamos o curso, operamos pacientes de Goiás, Brasília, Mato Grosso, Tocantis, Maranhão, Piauí, Amazonas, etc”, orgulha-se.
Anualmente, cerca de 100 mulheres conseguem realizar a cirurgia de reconstrução mamária por meio do Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária. Ao longo dos últimos nove anos, mais de 900 pacientes de várias regiões do Brasil foram beneficiadas com o procedimento, sem custo algum para elas. A faixa etária das pacientes está entre 40 e 60 anos. Todavia, existem algumas exceções e mulheres mais jovens, inclusive de 18 anos, já conseguiram realizar o procedimento dentro do curso.
A cirurgia
A cirurgia para reconstrução da mama dura entre três e seis horas, o tempo varia conforme a complexidade do caso. Para realizar o procedimento, os especialistas utilizam próteses ou tecidos do próprio organismo, como retalhos do músculo grande dorsal ou retalho do reto abdominal. A técnica é escolhida individualmente, conforme a necessidade de cada paciente. Após o procedimento, as mulheres são acompanhadas integralmente pelo Serviço de Ginecologia e Mama | Reconstrução Mamária do HAJ, inclusive com a possibilidade de reconstrução do mamilo.
Sobre o curso
O “Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária”, idealizado em 2015 pelos mastologistas do Hospital de Câncer Araújo Jorge, Luiz Fernando Jubé Ribeiro e Régis Resende Paulinelli, recebe alunos de todas as regiões do Brasil e do mundo. Dividido em 11 módulos, o curso tem duração de 11 meses, sendo uma oportunidade ímpar para mastologistas, cirurgiões oncológicos, cirurgiões plásticos e cirurgiões gerais se tornarem aptos a realizar as reconstruções mamárias. Além de aprimorarem suas habilidades, os participantes contribuem sobremaneira para o bem-estar e autoestima das pacientes.
O curso disponibiliza 12 vagas para os alunos que desejam participar presencialmente e 40 para quem desejar fazer o curso on-line. Além das aulas e discussões de casos, as cirurgias também são transmitas em tempo real para os participantes. Ademais, cada módulo conta com seis comentaristas virtuais, com grande experiência em reconstrução mamária, os quais assistem as cirurgias e vão tecendo comentários e fazendo perguntas. Geralmente, esses participantes são, além do Brasil, de países da América Latina como Colômbia, Paraguai, Uruguai, Argentina e México, e também comentaristas da Inglaterra, Portugal, Espanha, Turquia, Escócia e EUA.
Entre 2015 e 2023, o Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária formou 148 profissionais, sendo 96 na modalidade presencial e 52 na modalidade a distância.
Turma do 1º módulo da 9ª edição
O segundo módulo do curso será realizado entre os dias 27 a 29 de junho. Para mais informações, entre em contato com o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) por meio do telefone: (62) 3243-7237.