O especialista em Governança Corporativa, Gino M. Oyamada, ministrou nessa segunda-feira (17) aula on-line sobre “Excelência em Gestão: Como a Governança Corporativa Pode Fazer a Diferença”. Por meio do evento, os diretores, gerentes, coordenadores, supervisores e associados da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) puderam entender como as boas práticas de governança podem aprimorar os processos de gestão e contribuir para o sucesso e a transparência da instituição.
Segundo Oyamada, governança é a prática que visa dar longevidade aos negócios através de mecanismos que contemplam a adoção das melhores práticas de planejamento de gestão, a profissionalização e a mitigação de risco de conflitos. Além disso, o especialista destacou que a governança corporativa está alicerçada em quatro pilares – transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade.
A consultora financeira da ACCG, Miria Feliciano, destaca que o ponto alto da palestra foi o compliance. “Com certeza, a governança e a conformidade (compliance) são essenciais para garantir que os outros pilares – Plano Diretor, Captação Financeira e Expansão – sejam eficazes e sustentáveis. Sem uma governança forte e aderência às normas de compliance, os riscos aumentam e podem comprometer o crescimento da organização. É importante que todos os pilares trabalhem em conjunto e sejam reforçados pela governança e compliance”, acredita.
Para a enfermeira Jane Rodrigues, líder da Gerência de Assistência do Hospital de
Câncer Araújo Jorge, os conceitos de governança foram as partes mais interessantes da aula. “Por meio da palestra ficou claro que todo mundo é responsável pela governança da instituição”, comenta.
Compromisso com o Desenvolvimento e a Cultura Institucional
A atual diretoria da ACCG enxerga a governança corporativa como uma prática indispensável e constante em todas as atividades desenvolvidas na instituição. Ademais, tem realizado palestras mensais para os gestores com o objetivo de promover o desenvolvimento contínuo e a mudança de cultura institucional. “Essas iniciativas são fundamentais para mantermos os colaboradores alinhados com as melhores práticas de gestão e governança, reforçando o compromisso da ACCG com a excelência e a melhoria constante”, diz Alexandre Meneghini, presidente da ACCG.
Currículo notável
Gino M. Oyamada trouxe sua vasta experiência e expertise em governança corporativa para a ACCG, ele é sócio da “3G Governança, Gestão e Gente”, especialista em Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral (FDC), certificado em Governança de Empresas Estatais (FDC), formado em Administração de Empresas pela USP, especialista em Finanças (USP) e Gestão Empresarial (ISAE/FGV)