30 de outubro de 2024 Parceiros

ACCG recebe visita da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

A Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), por meio do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), recebeu uma…

A Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), por meio do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), recebeu uma visita técnica de membros da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). O objetivo foi conscientizar sobre a importância e o papel do comitê na instituição.

Na ocasião, o coordenador do CEP, Elismauro Francisco de Mendonça, ressaltou que a assessoria técnica é um caminho promissor para o Comitê de Ética e Pesquisa da ACCG. “Temos uma demanda altíssima de atendimento e precisamos de médicos no CEP, pois a tendência das pesquisas é crescer. As equipes são constituídas de forma multidisciplinar, pois cada departamento tem uma especialidade e precisa de profissionais capacitados”, explicou.

O coordenador também explicou que o Hospital de Câncer Araújo Jorge oferece a melhor chance de tratamento para os pacientes, uma vez que a instituição conta com equipe especializada, suporte e radioterapia pelo SUS. “Estamos trabalhando para institucionalizar a pesquisa em um planejamento estratégico de longo prazo e uma governança corporativa”, acrescentou.

A analista administrativa da ACCG e secretária do CEP, Marlene Rodrigues Ferreira, destacou que a visita complementou dois dias de treinamento do Sistema CEP/CONEP, focado em como interpretar e aplicar a nova Lei de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. “Foi uma excelente oportunidade para a vistoria de documentos, troca de ideias e um encontro com os gestores da unidade, permitindo que a CONEP visualize nosso funcionamento”, afirmou.

Ainda na visita, os participantes trocaram informações sobre a transição que a instituição está vivenciando. “Eles nos questionaram sobre a abordagem das pesquisas com os pacientes e a importância de divulgar as pesquisas dentro da unidade”, relatou Marlene.

Reconhecimento


Os membros da CONEP elogiaram a estrutura do CEP da ACCG, que conta com uma sala dedicada e apoio aos pesquisadores, reconhecendo isso como uma estratégia importante. A diretora clínica e cirurgiã do Serviço de Uro-Oncologia, Luana Gomes Alves, também participou da reunião e explicou como funciona a abordagem das pesquisas dentro do Comitê de Ética. “O paciente precisa dar seu consentimento e contar com o apoio da família. Temos coordenadores de estudo que oferecem todo o suporte necessário, esclarecendo como a pesquisa será conduzida e garantindo acesso às informações pertinentes”, relatou a médica.

Avanços na ética em pesquisa

A coordenadora adjunta da CONEP, Roseli Nomura, que é médica ginecologista e obstetra, destacou que a visita à ACCG foi um complemento importante após o treinamento realizado com membros dos Comitês de Ética de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Viemos em comissão e, durante os treinamentos, escolhemos dois Comitês para visitar. A ACCG foi escolhida pela sua relevância no atendimento a pacientes com câncer e na realização de pesquisas nessa área”, afirmou Roseli.

Ela também ressaltou a importância de conhecer o funcionamento e a estrutura do Comitê. “Nossa análise foi muito produtiva, especialmente com Dr. Elismauro, Dr. César e Marlene. Eles nos mostraram a estrutura e organização do CEP, que necessita de mais profissionais para trabalhar, uma demanda do departamento. Discutimos a implementação da pesquisa clínica, que tende a aumentar na área oncológica. Após a visita, registramos um relatório técnico, sem avaliação, com discussões visando melhorias para o desenvolvimento futuro do CEP”, concluiu Roseli.

Sobre o CEP

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um órgão colegiado da ACCG, responsável por analisar e acompanhar pesquisas que envolvem seres humanos, gerenciando os protocolos de pesquisa de baixa e média complexidade. O CEP está cadastrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e está localizado no 2º andar do Centro Médico Ambulatorial (CMA), na Rua 239, n.º 208, Setor Universitário.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo