22 de dezembro de 2023 Novidades

HAJ recebe melhorias na gestão dos estoques

A Gerência de Suprimentos (GSP) em um trabalho conjunto com o Setor de Almoxarifado (SAL) e a Gerência de Engenharia…

A Gerência de Suprimentos (GSP) em um trabalho conjunto com o Setor de Almoxarifado (SAL) e a Gerência de Engenharia e Infraestrutura (GEI) realizou melhorias em quatro estoques do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ). Como um dos maiores investimentos dentro do ambiente médico, a gestão do controle de estoque é fundamental para garantir o pleno funcionamento de processos e atendimentos.

Ao realizar um tour pelos estoques, o coordenador do SAL, Paulo Manso explicou para os gerentes sobre a organização feita nos estoques (separação de grupos de produtos e classe terapêutica) de: gêneros alimentícios, materiais hospitalares, de medicamentos e manutenção, obras, expediente e limpeza. O trabalho feito em quatro meses possibilitou a separação dos materiais por unidades, identificação dos mesmos, melhorias na estrutura com prateleiras, sala antimicrobianos, hormonioterápicos, antineoplásicos, fitas de demarcação, tudo por adequação e atentos ao controle de temperatura e umidade, aos lotes circulantes (o que vence primeiro) e aos novos lotes (próximos a serem abertos), armazenamento, limpeza, controle de validade, estoque mínimo e estoque zerado.

Um exemplo a ser compartilhado é que uma requisição que demorava 1h30 para ser montada, hoje é feita em até 40 minutos. Para a gerente de suprimentos, Patrícia Fausta, as mudanças foram propostas durante sua entrada na instituição até que a organização pudesse atender as normas da auditoria externa. Os benefícios correspondem à rastreabilidade de produto, organização, contagem, facilidade de gerar um inventário, e o mais importante, acurácia que poderá chegar a 100%.

Outra adequação importante das normas exigidas pela Vigilância Sanitária e atendida pela Infraestrutura do HAJ foi em relação ao piso e paredes do Almoxarifado da Nutrição com piso e paredes laváveis. A organização dos espaços implica na facilidade em contar o estoque com o valor correto, acuracidade, controle do que tem ou não em cada local e os recursos voltados aos materiais adquiridos por campanhas no Hospital cujo estoque é específico e não se mistura com o atendido pela instituição.

O processo dentro dos estoques ficou mais assertivo e otimizado sendo separado em dias de solicitação, ou seja, por período com reserva de requisição, entrega da solicitação, consumo e muito mais precisão com as demandas do Hospital e especificamente de cada área.

Veja as fotos da visita guiada: https://www.flickr.com/photos/197592455@N02/albums/72177720313406734/with/53397959496



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo