31 de maio de 2022 Novidades

Transplante de medula óssea: ACCG busca MPGO

O Ministério Público de Goiás (MPGO) conheceu, na tarde da última sexta-feira (27), o projeto que pretende melhorar a cena…

O Ministério Público de Goiás (MPGO) conheceu, na tarde da última sexta-feira (27), o projeto que pretende melhorar a cena de transplante de medula óssea no estado. Batizada de Tempo É Vida, a campanha está sendo desenvolvida pela Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG), entidade que administra o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) e é referência no tratamento de câncer no Centro-Oeste.

Na ocasião, o presidente da ACCG, Dr. Jales Benevides Santana Filho, que estava acompanhado dos diretores técnico, Dr. Carlos Henrique Ribeiro do Prado, e clínico do HAJ, Dr. Frederico Pereira Monteiro, solicitou formalmente a parceria e contribuição do MPGO para a reforma e ampliação de leitos da Divisão de Transplante de Medula Óssea (DTMO) do Araújo Jorge, por onde, nos últimos 20 anos, já passaram 400 pacientes transplantados.

A iniciativa do encontro partiu da promotora de Justiça Marta Moriya Loyola, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Senador Canedo, que visitou o hospital recentemente, na companhia do juiz da comarca de Senador Canedo, Marcelo Lopes de Jesus, e conheceu a realidade do atendimento prestado à população – com destaque para quem necessita do transplante de medula óssea para vencer o câncer.

Durante o encontro, Benevides pontuou ainda que o valor captado pela campanha também será usado na reforma da Unidade de Terapia Intensiva da instituição, por onde passam anualmente mais de 13 mil pessoas todos os anos. Na prática, enquanto a Divisão de Transplante de Medula Óssea (TMO) deve ganhar seis novos leitos (passando de três para nove, com uma ampliação de 125,79 m²), a UTI contará com 11 novas vagas (passando de 11 para 22, com uma ampliação de 29,53 m²).

Também participaram da reunião os promotores de Justiça Sandra Mara Garbelini, Felipe Oltramari, Lauro Machado Nogueira e Renata Miguel Lemos; o conselheiro da ACCG, Vicente Raul Chavarria e a Assessoria de Relacionamento Institucional da entidade, Deuba Assunção.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MPGO)



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo