23 de janeiro de 2024 ACCG

Setor de Desenvolvimento de Pessoas realiza Oficina de Mindfulness para colaboradores do HAJ

Temática foi proposta como conscientização sobre a importância da saúde mental ‌O Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) através do…

Temática foi proposta como conscientização sobre a importância da saúde mental

‌O Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) através do Setor de Desenvolvimento de Pessoas (SDP) realizou a primeira Oficina de Mindfulness no dia (17) pela manhã, no auditório do HAJ para colaboradores da unidade de saúde. A próxima Oficina acontecerá no dia 31, às 10h, no mesmo local.

Com o objetivo de promover a saúde mental no ambiente de trabalho, a psicóloga clínica Aline Rocha do Instituto de Psicologia Comportamental esteve à frente da palestra abordando sobre os benefícios do Mindfulness para a regulação emocional. “A prática do Mindfulness é de adquirir a atenção plena. Precisamos cuidar das emoções seja dentro ou fora do trabalho”, citou.

“Estamos com a mente sobrecarregada e vivemos no piloto automático. Precisamos desfrutar do momento presente porque há custos na própria vida”, ressaltou. A prática de Mindfulness é uma ferramenta para se concentrar no momento presente. Isso envolve estar consciente das sensações, emoções e pensamentos que surgem, cultivando uma atitude de aceitação e compaixão.

Ela tem sido associada a benefícios para a saúde mental, como redução do estresse e da ansiedade, melhoria da concentração e bem-estar emocional. Durante a Oficina, a psicóloga questionou a plateia sobre as atividades diárias, o que fazemos de forma automática e a mente que divaga no passado e no futuro sem ter contato com o momento presente. “É preciso entrar em contato com a realidade, e para isso, a prática do Mindfulness vai nos levar para três situações, a de intenção, atenção e atitude. É preciso se observar com atenção, compaixão, não se julgar, ser gentil e amoroso consigo mesmo”, disse.

O momento também foi para a troca de vivências entre os colaboradores de diversos setores, inclusive do Telemarketing. A pedagoga e teóloga, Angélica Pereira da Silva, que trabalha na Central de Doações da ACCG disse que a Oficina foi muito interessante e produtiva. “Estamos todos os dias trabalhando o nosso mental, e muitas vezes a mente fica cansada. Gostei muito e outras pessoas da minha sala também. Espero que continue porque é importante para nós funcionários, que lidamos com situações diferentes, ficamos sobrecarregados. Temos que lidar muito bem com os pacientes que nos procuram, somos um Hospital de referência e essa ação serve para atendermos melhor e a mente fica bem mais leve”, ressaltou a colaboradora.

Dentro da Oficina foram realizadas vivências e técnicas específicas de Mindfulness, como Respiração Consciente, Escaneamento Corporal e Observação dos Sentidos, além de sorteio de brindes que contribuem para o autocuidado.

CuidadosaMente

Ainda se espelhando no Janeiro Branco, o RH da ACCG/HAJ promove até o final do mês toda sexta-feira, uma programação para viver a magia do cinema. Na última sexta-feira (19), os colaboradores assistiram ao filme “Extraordinário”, que conta a história de um garotinho de 10 anos que possui uma deformação facial e frequentará uma escola regular.

O drama de 2017 mostra como a criança lida com todos a observando e sendo avaliado à sua volta. Para a próxima sexta-feira (26), o filme a ser exibido às 12h30, no auditório do HAJ será o “Soul” de 2020, que vai destacar as questões de paixão, sonhos e interesses e o que é que faz de alguém ser essa pessoa. A história de Joe, um professor de música do Ensino Médio que sempre sonhou em ser músico de jazz, mas enfrentará desafios e surpresas pelo caminho.

A psicóloga organizacional e do trabalho da ACCG, Giselly Paixão, explica que o projeto CuidadosaMente é de acolhimento e saúde emocional no trabalho. “Ele tem como objetivo, cumprir o compromisso da instituição na valorização da qualidade de vida no trabalho e a oferecer um serviço dirigido ao suporte, escuta, diálogo voltado para uma necessidade, orientação, além de facilitar a comunicação, melhorar relações e atuar na mediação de conflitos”, relatou.

A partir desse programa, o compromisso é estar sempre ao lado das pessoas que trabalham em conjunto para o desenvolvimento da organização. Nesse sentido, as principais razões que motivaram o desenvolvimento do projeto foram o fornecimento de um espaço de escuta qualificada e terapêutica para os profissionais da entidade, visando contribuir com a qualidade de vida no trabalho com ações de promoção e prevenção em saúde mental, suporte breve-focal nas situações relacionadas às vivências laborais, a diminuição de afastamentos de colaboradores relacionados a transtornos mentais e o fortalecimento da imagem da Associação diante dos colaboradores.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo