Presidente da ACCG, Dr. Jales Benevides participou da solenidade de premiação em Brasília (DF), promovida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida
Na noite de quarta-feira (25), o presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Dr. Jales Benevides, recebeu em nome do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), pelo reconhecimento do trabalho realizado junto aos pacientes oncológicos, o Prêmio Fronteiras da Saúde 2023 na categoria Centro de Alta Complexidade em Oncologia.
“Agradeço ao Instituto pela premiação. Tenho 30 anos de trabalho exercido na ACCG, mantenedora do Hospital, instituição que tanto respeito. Receber como presidente da Associação, esse importante prêmio internacional é uma grande satisfação, por coroar esse momento da nossa trajetória dedicada à saúde e ao paciente oncológico. Agradeço a minha família e a todos que se dedicam diariamente a levar uma assistência de excelência para quem luta contra o câncer”, disse Benevides.
O evento que aconteceu de 24 a 26 de outubro, faz parte do Fórum Global Fronteiras da Saúde 2023, cujo objetivo é discutir caminhos, ideias e propostas para a melhoria da saúde no Brasil que contemple uma gestão eficiente e a sustentabilidade necessária. Teve como tema central “A Reestruturação e Fortalecimento dos Sistemas de Saúde: redução das desigualdades e enfrentamento de ameaças futuras – Tomada de Decisão, Aprendizado e Resiliência”.
Promovido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, foi fundado em 2008, e tem como causas o câncer, as doenças cardiovasculares e a saúde do homem. Dentro da programação do Fórum, que contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais, gestores de saúde das esferas federal, estadual e municipal, acadêmicos e pesquisadores na área da saúde pública, profissionais da saúde, representantes do setor privado de saúde e demais segmentos da economia, Dr. Jales Benevides foi o debatedor do painel “Os desafios dos Centros e Unidades Especializadas em Oncologia (Cacons e Unacons) no Brasil – Um Estudo à luz da nova Política Nacional do Câncer”.
“Se não fosse a ajuda da população, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, das emendas parlamentares, os hospitais filantrópicos estariam fechados”, destacou o médico sobre as dificuldades diárias enfrentadas no Araújo Jorge.
Durante a solenidade de premiação, o presidente da ACCG, encontrou o deputado federal e presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer Weliton Prado (Solidariedade-MG) abordando sobre financiamento, implantações de novas tecnologias e métodos de rastreio de diagnóstico precoce. “O trabalho do Dr. Jales é referência, apresenta humanidade porque ele conhece a realidade dos pacientes com câncer. Isso salva muitas vidas, mesmo enfrentando as dificuldades no dia a dia. Sua produção é um exemplo para o Brasil desde protocolos à vacinação. A população de Goiás merece porque o atendimento é de qualidade”, afirmou o deputado.
Ele ainda ressaltou que a Comissão está trabalhando em torno de um fundo de enfrentamento do câncer como doença emergencial para ter recursos suficientes e não deixar nenhum paciente na fila de espera. “Parabenizo o trabalho belíssimo do Hospital, principalmente na prevenção e diagnóstico mesmo com todas as adversidades”, frisou Prado. O evento também contou com a presença da jornalista e ex-senadora do Rio Grande do Sul Ana Amélia Lemos e o ex-ministro da Saúde, Nelson Teich.