22 de dezembro de 2023 ACCG

Aposentadoria: infectologista Cássia Godoy deixa corpo clínico do HAJ

Após 29 anos de dedicação ao Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), a infectologista Cássia Silva de Miranda Godoy se…

Após 29 anos de dedicação ao Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), a infectologista Cássia Silva de Miranda Godoy se aposentará da instituição no dia 2 de janeiro. Ao encontro disso, a diretoria executiva da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) e o corpo clínico do HAJ prestaram, nesta sexta-feira, 22 de dezembro, uma homenagem à médica.

Durante o tributo, Dra. Cássia foi agraciada com uma placa e vários profissionais que trabalharam ao seu lado nos últimos anos fizeram questão de deixar uma mensagem de carinho e reconhecimento. Por quase três décadas, a médica esteve à frente do Setor de Controle de Infecção Hospitalar e foi uma exímia profissional, trabalhando com afinco para levar o melhor atendimento aos pacientes oncológicos e colaboradores do HAJ, sendo referência de conduta e ética profissional.

Reconhecimento

Conforme relata a enfermeira Thais Andrade Melo Duarte, vice-presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, a infectologista é uma profissional enérgica, competente, vanguardista e de inteligência inexplicável. “Trabalho com a Dra. Cássia desde 2009, ela sempre preferiu pecar pelo excesso do que pela falta. Temos um histórico de controle de antimicrobianos exemplar na instituição graças ao controle implantado, com afinco, por ela. Atualmente, a Anvisa está com o projeto Stewardship, que será mais fácil de ser introduzido em nossa instituição, graças a essa base que a Dra. Cássia realizou manualmente de forma notória durante anos, podendo contar de maneira recente com a tecnologia do sistema Tasy”, destaca.

A enfermeira salienta, ainda, que a médica sempre trabalhou arduamente e não mede esforços para levar o melhor para os pacientes. “Ela tem uma bagagem grande e é extremamente comprometida com o trabalho, várias vezes deixou de almoçar para deixar tudo organizado. Ela vem de uma geração de profissionais difícil de se encontrar nos dias atuais”, acredita.

Thais recorda que o infectologista Dr. Edgar Berquo Peleja, ex-coordenador da Comissão de Controle de Infecção do HAJ, via em Dra. Cássia um ponto de equilíbrio, chamando-a carinhosamente de “Pimenta”, apelido cunhado graças a personalidade forte e incisiva da médica. “A Dra. Cássia sempre soube se posicionar e defender suas ideias fervorosamente quando necessário, mas também, como boa pisciana, é emotiva e se pudesse abraçaria o mundo, pois é dona de um coração imenso.”

A Supervisora Administrativa do Instituto de Pesquisa e Ensino (Iep), Marta Dias, corrobora as qualidades destacadas por Thais. “A Dra. Cássia é uma pessoa firme, decidida, de personalidade forte, extremamente competente e incansável, tenho um carinho grande por ela, que sempre cuidou dos pacientes e colaboradores com maestria, além disso, tem um amor incondicional pelo Araújo Jorge.”

De acordo com Marta, quando a pandemia de Covid-19 estava no ponto mais crítico, Dra. Cássia trabalhou com rigor para garantir que todos os colaboradores e pacientes estivessem em segurança. “Ela era bastante rígida, esse fato aumentou minha admiração por ela, que sempre buscou fazer o melhor para o próximo. Sentirei saudades do nosso convívio diário, pois a Dra. Cássia sempre me tratou com respeito e carinho, levarei isso para a vida.”

O presidente da ACCG, Dr. Jales Benevides, frisa que Dra. Cássia é uma excelente médica, atendendo a todos com carinho e dedicação. “Ela é uma profissional querida por todos e deixará um legado inestimável, pois ajudou a construir a história do Araújo Jorge. Por aqui, continuarei lutando pela expansão do nosso hospital no intuito de levar o melhor tratamento aos nossos pacientes oncológicos”, garante. “Ela é uma grande médica e nos ajudou a sermos o que somos hoje”, enaltece Dr. Alexandre João Meneghini, vice-presidente da ACCG.

Segundo o diretor técnico do HAJ, Dr. Carlos Henrique Ribeiro do Prado, Dra. Cássia montou na instituição um departamento que é invejado em todo o Brasil. “Sem ela e sem o setor que tão orgulhosamente ela desenvolveu, nós, cirurgiões, oncologistas clínicos, dentre outros especialistas, não conseguiríamos conduzir o nosso paciente. Temos um orgulho imenso dela fazer parte da história do HAJ”, enfatiza.

Para o médico José Carlos de Oliveira, chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço, a infectologista sempre foi o coração do hospital. “A Associação deve muito a Dra. Cássia, vamos aceitar a saída dela com dor no coração, pois ela sempre foi dedicada, pulso firme e fez uma grande contribuição, seu legado será lembrado para sempre”, promete.

Com voz embargada e olhos marejados, a fisioterapeuta Marta Suassuna afirma que Dra. Cássia continuará na memória afetiva de todos. “Você sempre permanecerá dentro do nosso coração, do nosso afeto e da nossa gratidão”, finaliza.

Trajetória Profissional Dra. Cássia Godoy

Possui graduação em Medicina, Especialização em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Goiás/UFG (1989 e 1993), mestrado em Medicina Tropical pela UFG (2010-2012). Atualmente é médica infectologista do Hospital Estadual de Doenças Tropicais (SES-GO) e médica infectologista, coordenadora da CCIH, UTI e unidade de TMO do Hospital Araújo Jorge/ACCG, professora do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Possui experiência na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias com ênfase em infecção em paciente imunocomprometido/Infecção hospitalar, doenças fúngicas.

Confira fotos da homenagem: https://www.flickr.com/photos/197592455@N02/albums/72177720313552367/



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo