Para capacitar enfermeiros, técnicos e acadêmicos, a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) e o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) realizaram no último sábado, 29 de junho, no auditório do Centro Médico Ambulatorial (CMA), o “Curso de Aperfeiçoamento Teórico-prático de Enfermagem e Acessos Venosos em Oncologia”.
Ministrante do curso, a enfermeira Viviany Guntija Sena Aires explicou aos profissionais e estudantes as vantagens e desvantagens dos cateteres, além dos cuidados necessários durante a implantação dos dispositivos. “As estimativas revelam que até 2035 o câncer será a primeira causa de doença crônica no Brasil. Precisamos ter atualizações e capacitação a respeito deste tema, principalmente os enfermeiros que atuam diretamente na assistência”, acredita.
Os 33 participantes do 1º módulo conheceram os diferentes tipos de cateteres utilizados no cenário oncológico, suas indicações, complicações, manejo, técnicas dos principais curativos dos cateteres e suas indicações, técnica de punção dos acessos venosos centrais, manobras para desobstruções e salinização de cateteres. “Nosso público é majoritariamente externo. Tem profissionais de Águas Lindas, Iporá, São Luís de Montes Belos e alguns aqui da unidade. A turma é bem mista e inclui técnicos de enfermagem que estão terminando a graduação em Enfermagem, profissionais que são professores e acadêmicos da Universidade Federal de Goiás que visam a atualização com os temas da oncologia”, relatou Viviany.
Para a enfermeira, é bom saber que os profissionais estão dando continuidade aos estudos, aprimorando e se atualizando em diversos temas. “O mercado de trabalho precisa e esperamos que eles continuem prestando atendimento eficiente ao paciente oncológico ou de outra região, ou mesmo o professor que tem essa missão de ensinar e orientar estes profissionais”, almeja Viviany.
Cursos do segundo semestre
No mês de agosto acontecerá o “Curso Teórico-prático em Hipodermóclise” e a “Educação Continuada em Câncer de Boca” para os públicos da enfermagem e odontologia. Em setembro, a programação segue voltada para o “Simpósio de Enfermagem Oncológica” nos dias 27 e 28. Haverá, ainda, o “Workshop de Cuidados com a Pele em Oncologia”, direcionado a diversos profissionais da saúde. “Quero agradecer ao IEP, cuja missão é capacitar os profissionais e a comunidade na totalidade na área de oncologia, e o meio acadêmico que estimula o ensino e a pesquisa”, diz a especialista.
O diretor do IEP, Dr. Elismauro Francisco de Mendonça, contou que a realização desses cursos é crucial tanto para o Instituto quanto para o Hospital de Câncer Araújo Jorge. “Recentemente, o HAJ realizou dois cursos para o aperfeiçoamento de enfermeiros visando a atenção ao paciente com câncer. Em agosto, teremos mais dois voltados para a enfermagem e profissionais da odontologia. Devido à alta procura e por questões de capacidade física, faremos uma nova versão desse curso de acessos venosos”, adianta.