10 de janeiro de 2025 ACCG

Hospital de Câncer Araújo Jorge recebe ministro interino da Secretaria de Relações Institucionais

O Hospital de Câncer Araújo Jorge recebeu, nesta sexta-feira (10/01), a visita do ministro interino da Secretaria de Relações Institucionais…

O Hospital de Câncer Araújo Jorge recebeu, nesta sexta-feira (10/01), a visita do ministro interino da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto. O principal objetivo foi apresentar o trabalho realizado pela instituição, que é o único Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) no Estado de Goiás, e solicitar apoio na captação de recursos imprescindíveis para a execução do Projeto de Modernização do Serviço de Radioterapia.

O projeto prevê a ampliação e modernização da estrutura atual, visando atender à crescente demanda e proporcionar acesso a tecnologias de ponta no tratamento do câncer. Atualmente, o Serviço de Radioterapia do hospital realiza cerca de 253.588 aplicações anuais, atendendo, em média, 320 pacientes por dia. No entanto, a estrutura enfrenta desafios significativos, incluindo um equipamento instalado em 1999, que exige constantes manutenções e já atingiu o fim de sua vida útil.

Durante a visita, o ministro Olavo Noleto destacou a relevância do trabalho realizado pela instituição e reafirmou o compromisso do Governo Federal em apoiar suas ações e projetos voltados ao combate ao câncer e à melhoria dos serviços oferecidos. “Nosso papel é construir pontes, integrar esforços e apoiar iniciativas como esta, que fazem a diferença no cuidado oncológico. Esta instituição é um patrimônio de todos os goianos”, afirmou.

Além disso, o ministro comprometeu-se a levar as demandas apresentadas à ministra da Saúde, Nísia Trindade, com o objetivo de viabilizar maior apoio e investimentos. “Estamos preocupados em avançar, construindo uma história conjunta, de mãos dadas. A saúde pública precisa desse esforço coletivo”, ressaltou Noleto.

Urgência na execução do projeto do Serviço de Radioterapia
O vice-presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Paulo Moacir de Oliveira Campoli, apresentou detalhes sobre o plano de expansão do Serviço de Radioterapia. A instituição atualmente opera com três aceleradores lineares, atendendo a 98% de pacientes pelo SUS. “Precisamos executar um plano de expansão em três etapas, que inclui a construção de uma nova casamata para um quarto acelerador linear e a substituição de equipamentos antigos por tecnologias modernas. Esse esforço é vital para atender à crescente demanda com qualidade”, explicou.

Paulo Moacir destacou, ainda, a urgência no apoio do Governo Federal para a execução do projeto, uma vez que, se o equipamento em fim de vida útil parar de funcionar, não haverá outro serviço de radioterapia na rede de oncologia do estado capaz de absorver a demanda. Esse cenário resultaria em uma grave interrupção no tratamento de milhares de pacientes que dependem desse serviço essencial.

Presenças
A visita contou com a participação de diversas autoridades e lideranças, incluindo o diretor de Relações Institucionais da ACCG, Jales Benevides, e o diretor-tesoureiro e responsável pelo Instituto de Ensino e Pesquisa, Elismauro Francisco de Mendonça. Entre as autoridades presentes estavam o deputado estadual Mauro Rubem, a vereadora de Goiânia Kátia Maria, o ex-prefeito de Goiânia Pedro Wilson, a ex-deputada federal Marina Sant’Anna, o chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Sérgio Alberto Dias, o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, Sérgio Vêncio, e o Superintendente do Ministério da Saúde em Goiás, Lucas Betti de Vasconcellos.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo