O Hospital de Câncer Araújo Jorge, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou na próxima segunda-feira (25/11), um evento especial em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue. A iniciativa teve como principal objetivo reforçar a importância da doação como um gesto capaz de salvar vidas.
A ação contou com uma doação coletiva de sangue e plaquetas, que envolveu membros de diversas forças de segurança pública, como a PRF, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Penal, a Secretaria Municipal de Mobilidade e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Entre os participantes, destaque para Elísio Sjobom Napoles, de 69 anos, técnico em eletrônica e o maior doador de sangue e plaquetas da unidade. Após mais de 40 anos de doações, sendo 24 dedicados ao Banco de Sangue do Araújo Jorge, ele iniciou seu último ano de contribuição, uma vez que atingiu a idade máxima permitida para doação. “Sou grato por saber que minhas doações ajudaram a salvar vidas. Doar sangue é seguro, e convido todos a superar o medo e se tornarem doadores”, afirmou.
Um ato de renovação e esperança
Kelly Alves Macedo, supervisora do Banco de Sangue do Araújo Jorge, destaca o impacto da trajetória de Elísio. “Ele realizou 90 doações de sangue e, atualmente, contribui com doações de plaquetas a cada 15 dias. Sua dedicação é exemplar, e ele será homenageado pelo compromisso em salvar vidas”, explicou.
O presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Alexandre Meneghini, também reforçou a importância das doações. “Nosso Banco de Sangue também atua cooperando com outras instituições. Portanto, precisamos da ajuda de todos nessa luta”, declarou.
Como ser um doador de sangue
Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Para se tornar um doador, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos);
- Menores de 18 anos precisam apresentar um formulário de autorização;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 8 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação).
Horário de funcionamento do Banco de Sangue:
- Segunda a sexta-feira: 7 às 17 horas;
- Sábados: 7 às 12 horas (somente para doação de plaquetas).