Entre os dias 11 e 15 de agosto, a equipe do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do Araújo Jorge – Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) participou de uma reunião com profissionais do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para dar início à implantação do novo sistema RHC Web.
O treinamento para apresentação da funcionalidade do novo sistema, utilizado por todos os RHCs do Brasil, também contou com a participação da equipe de Tecnologia da Informação (TI) da unidade e da Coordenação de Vigilância de Neoplasias em Goiás.
Segundo o diretor do IEP, Dr. Elismauro Francisco Mendonça, o objetivo é integrar o novo sistema ao já utilizado pela instituição, o Tasy. Produzido pelo INCA, o RHC Web é um sistema cuja informatização dos dados dos Registros Hospitalares de Câncer permite a assistência de pacientes oncológicos.
Disponibilizado gratuitamente às Secretarias de Saúde, que viabiliza aos hospitais, o sistema assegura a melhoria das informações e contribui para a qualidade dos dados utilizados na vigilância epidemiológica e na pesquisa científica no Brasil.
A biomédica, registradora e gerenciadora de dados do RHC, Alzira de Lima Pereira, destacou que o novo sistema vai otimizar a gestão do câncer em âmbito nacional. “É um avanço para o Registro Hospitalar, considerando o importante legado de dados que o Araújo Jorge possui. A previsão de início é para o dia 28 de agosto, quando o INCA deverá liberar o sistema após concluir a migração dos dados antigos para a nova plataforma”, explicou.