27 de março de 2024 ACCG

Araújo Jorge inaugura salas cirúrgicas e amplia atendimento

Único Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de Goiás, a Associação de Combate ao Câncer em Goiás…

Único Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de Goiás, a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) inaugurou na manhã de segunda-feira (25), pelas mãos do presidente Dr. Jales Benevides, o vice-presidente Dr. Alexandre Meneghini e a secretária-geral Dra. Nilceana Maya Aires Freitas, as novas instalações do centro cirúrgico do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ).

Com a expansão, o setor, que anteriormente tinha nove salas cirúrgicas, agora passa a ter 11, completamente estruturadas e modernas, com a capacidade para realizar cirurgias de média e alta complexidade. A partir dessas melhorias que vieram graças às doações da sociedade civil através da campanha Amor em Movimento e dos recursos oriundos dos leilões beneficentes – Projeto Leilão do Bem, a instituição já realiza quase 12 mil procedimentos cirúrgicos; e com a ampliação, a expectativa é que esse número cresça quase 26%.

O novo centro cirúrgico atende a todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Conforme destacou Dr. Jales, antes do descerramento da placa inaugural, a área física precisava de uma ampliação do serviço porque o Hospital não pode fechar as portas. “Através das emendas parlamentares municipais, estaduais e federais, conseguimos equipar as novas salas cirúrgicas e agendar os pacientes oncológicos para os procedimentos cirúrgicos. Quem ganha é a ponta, os pacientes do SUS, que representam 91% do nosso atendimento”, explicou o presidente.

Segundo Benevides, as salas foram um grande desafio porque o Hospital teve que reformar e, mesmo assim, o atendimento não parou, assim como as cirurgias. “Mesmo diante dos obstáculos, obtemos o resultado de quase 12 mil cirurgias, ou seja, uma média de 1000 cirurgias mensais. Essa é uma estatística muito grande e esperamos melhorar e aumentar o número de cirurgias porque somos especialistas em cirurgias oncológicas de média e alta complexidade e a fila de espera é grande”, afirmou.

Uma luta pela causa

A mesa diretiva da solenidade de inauguração contou com a presença do anfitrião e presidente da ACCG, Dr. Jales Benevides, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, o procurador-chefe do Ministério do Trabalho (MPT) em Goiás, Alpiniano do Prado Lopes; o procurador-geral de Justiça de Goiás do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Cyro Terra Peres; o juiz de Direito Marcelo Lopes de Jesus; a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida Marlene Oliveira e o presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (Abificc) Pascoal Marracini.

Parlamentares goianos, autoridades, parceiros, colaboradores, o corpo clínico, conselheiros e voluntários prestigiaram o evento, que contou com visita guiada ao centro cirúrgico para conhecerem a área reformada para a construção, que foi de 900 m². Estimada em R$ 3.232.687,45, a obra executada ficou por R$ 1.708.561,67, representando uma economia de 47,15%. O oncologista do setor de Cabeça e Pescoço, Dr. Teylor Pedro Gerhardt, que esteve presente na inauguração, contou que as novas instalações irão beneficiar a população.

“Toda a melhoria feita na estrutura facilita para que possamos oferecer um número maior de cirurgias, além dos equipamentos com novas tecnologias que proporcionam mais segurança aos procedimentos”, disse.

Juntos contra o câncer, pela vida

Como Hospital de referência no tratamento do câncer, o HAJ está entre as cinco instituições que mais realizam cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Durante o ano passado, a instituição recebeu pacientes dos 246 municípios goianos, atendendo quase 80 mil pacientes, sendo 91% do SUS, realizando 1.249.978 procedimentos; 253.588 aplicações de radioterapia; 112.903 aplicações de quimioterapia e 35 transplantes de medula óssea, todas com sucesso. Provenientes de acordos de não persecução penal e Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) destinados pelo Ministério Público de Goiás e Ministério Público do Trabalho em Goiás, o saldo residual possibilitou a construção de 11 novos leitos de UTI, sendo um (1) de isolamento, no total de 279,07 m².

Parceiros do Bem

Durante a segunda parte da solenidade que aconteceu no auditório do HAJ, o presidente da ACCG agradeceu a presença do governador do Estado de Goiás visando a oportunidade de mostrar as estatísticas e o trabalho com a Abificc, TJGO, MPGO, MPT e o Instituto Lado a Lado Pela Vida. “Este encontro é uma prestação de contas transparente dos recursos adquiridos ao longo do ano 2023 e do impacto das alianças estratégicas”, ressaltou Dr. Jales.

“Conseguimos expandir e reformar o nosso centro cirúrgico, cujas novas instalações inauguramos hoje. As parcerias com o Ministério Público e do Ministério Público do Trabalho foram gestos bondosos que culminaram, inclusive, em 35 transplantes de medula óssea, devolvendo essas vidas para a sociedade”, destacou.

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, parabenizou a luta incansável travada pela diretoria executiva da ACCG, representada pelo Dr. Jales. “São grandes passos e decisivos que foram dados estes anos e merecem os elogios do Ministério Público. Os esforços foram válidos de todo esse centro cirúrgico que conheci hoje e que possamos continuar a realizar acordos e destinar para o Araújo Jorge”, explicou sobre a destinação dos recursos ao Hospital.

Atuando como presidente da Abificc, Pascoal Marracini que tem ao seu lado o trabalho com o diretor Dr. Jales, explicou que os hospitais filantrópicos não conseguem viver sem as parcerias. “A tabela do SUS não consegue compor os custos de nossos hospitais. Fazer parceria é difícil, mas verifiquei que o nosso querido Araújo Jorge, que atende 80 mil pacientes, está fazendo grandes parcerias com o Estado e nosso judiciário, e fico muito feliz”, disse. Destacando o movimento do Instituto Lado a Lado e a campanha “Novembro Azul”, a presidente da entidade, Marlene Oliveira, agradeceu o carinho da presidência e disse estar orgulhosa por representar tantas mulheres ali na casa. Ao relembrar a história da sogra que ficou internada no HAJ, o juiz de Direito Marcelo Lopes de Jesus relatou sobre a internação e de como foi o processo de 51 dias e a recuperação. “Todas as pessoas que circulavam no quarto olhavam para a minha sogra e sabiam que era paciente do Dr. Jales pelo cuidado e atenção prestada”, afirmou.

Para o procurador-chefe do MPT em Goiás, Alpiniano do Prado Lopes, era uma alegria estar ali presente e de tantos parceiros do bem ao lado pelo HAJ. Com forte atuação na saúde, a deputada federal Flávia Morais disse que a inauguração era um esforço público em prol do paciente com câncer. “O tema saúde é desafiador o tempo todo. Sabemos da importância de ter um gestor que trabalha pela saúde como o governador Ronaldo Caiado e o Dr. Jales, este homem que foi citado aqui tantas vezes e é um exemplo para nós, nos inspira e tem nos pautado muito. Não só sobre o paciente oncológico, mas de todas as demandas do território nacional. Ele é um grande parceiro nosso, principalmente nas audiências públicas e lida com tantos desafios. É importante reconhecer os parceiros e o investimento nessa área que demanda muitos recursos, ações e serviços”, ressaltou a deputada.

Reconhecimento

O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu das mãos do Dr. Jales, o certificado de reconhecimento pela atuação com a ACCG e o apoio prestado. “Quero agradecer ao meu colega médico e cumprimentá-lo pelo combate ao câncer aqui na Associação”, lembrou Caiado.

“Há uma necessidade de avançarmos na qualidade de tratamento com câncer no País. Para ele o tratamento do câncer sempre o preocupou e tudo isso ficou nos ombros do Araújo Jorge. “Parabenizo a diretoria, o corpo clínico e foram somente vocês os únicos durante estes anos todos que suportaram a demanda do paciente com câncer no Estado de Goiás”, frisou.

Após a fala do governador, o presidente da ACCG apresentou as contas dos recursos adquiridos pelos parceiros, a aquisição dos equipamentos, o tratamento e o diagnóstico do paciente, além do custeio e manutenção das atividades do hospital com todas as melhorias recebidas.

Veja mais fotos aqui: https://www.flickr.com/photos/197592455@N02/albums/72177720315679456/

Créditos: 📸: Allison de Oliveira – ASC/ACCG



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo