Uma das únicas instituições que realizam transplantes de medula óssea pelo Serviço Único de Saúde (SUS) em Goiás, o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) lançou, nesta quarta-feira (26), a Campanha Tempo é Vida em parceria com o Ministério Público e Ministério Público do Trabalho de Goiás. A iniciativa tem como objetivo arrecadar R$2 milhões para a reforma e ampliação do Setor de Transplante de Medula Óssea (TMO). Na prática a área ganhará 2 novos leitos, passando de 4 para 6, com uma ampliação de178,84 m².
As obras devem beneficiar a população em geral, já que o Araújo Jorge é referência em oncologia no Centro-Oeste e trata pacientes que lutam contra leucemias e linfomas. Com um time de especialistas, só em 2022 o TMO já foi responsável por 17 procedimentos em pacientes adultos.
A reforma da estrutura física do setor incluirá: adequação dos sistemas elétrico, hidráulico e de climatização, das redes de gases medicinais e de telefonia, e da implementação de uma nova rede de monitoramento. Também compõe o projeto de melhoria a aquisição de mobiliários, equipamentos e enxovais de roupas hospitalares, o que vai elevar ainda mais a qualidade do atendimento prestado ao paciente do SUS.
Reconhecimento nacional
À frente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), entidade que mantém e administra o HAJ, Jales Benevides Santana Filho faz questão de chamar atenção para a representatividade da área quando o assunto é a oncologia goiana. “O TMO tem uma história de mais de duas décadas e que ultrapassa os 800 procedimentos realizados. Essa reforma vai melhorar o atendimento prestado ao paciente de todo estado de Goiás”, acredita.
Tempo é vida
A meta é arrecadar um montante de R$ 2 milhões. Por isso a ACCG pretende envolver toda a sociedade, incluindo setor público e privado, entidades de classe, doadores e voluntários. “O Araújo Jorge é uma conquista goiana, que precisa de seus conterrâneos para continuar oferecendo tratamento de excelência a quem luta pela vida. Por isso, mais uma vez, contamos com a solidariedade, com a empatia e com o senso coletivo de todos os cidadãos”, destaca Benevides.
Formas de doar
O câncer é uma batalha que não se luta só, por isso contamos com ajuda de janeiro a janeiro. Diante disso, a ACCG criou uma Central de Doações para atender e tirar dúvidas daqueles que querem ajudar a fazer a diferença na vida dos mais de 55 mil pacientes que passam pelo Araújo Jorge todos os anos.
As formas de doar são:
– Central de Doações: 62 3243-7315 / 62 98105-8585 – PIX: 9 8408-7791