9 de outubro de 2025 Eventos

Palestra do Outubro Rosa destaca autocuidado e inspira colaboradoras de Empresa Amiga

Durante o evento, foi realizado o lançamento de uma joia que será comercializada durante a campanha em prol do Araújo…

Durante o evento, foi realizado o lançamento de uma joia que será comercializada durante a campanha em prol do Araújo Jorge

O Araújo Jorge – Hospital de Câncer realizou, na manhã de quarta-feira (08/10), mais uma palestra do ciclo “Outubro Rosa”, direcionada às colaboradoras da Empresa Amiga D’Julian Joias, no auditório do Edifício Absolut Business Style. A palestra foi ministrada pela psicóloga clínica Kelly Cristina Rosa Seixas, que abordou temas como prevenção, autocuidado e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A abertura do evento foi realizada pelo assistente administrativo Cícero Martins, que destacou a história da instituição e as diversas formas de contribuir na luta contra o câncer. Na ocasião, a empresa lançou um colar que será comercializado durante a campanha do Outubro Rosa, com renda revertida ao hospital. Martins ainda ressaltou que a D’Julian é uma empresa ampliadora das ações do hospital e só tem a contribuir com os projetos da unidade.

Segundo a empresária Juliana Tartas Lemes, que está à frente da empresa D’Julian Joias, há 17 anos, ela foi apresentada ao projeto, e a inspiração chegou pelo símbolo de renovação e metamorfose, com o desenho da borboleta e o laço que representa a causa.

“O colar é um símbolo de renovo, e de cara compramos a ideia pelo significado da borboleta e do laço do Outubro Rosa. Estamos finalizando a produção e entregaremos 100 unidades. Porém, existe um planejamento de 1000 unidades para vendermos no hospital, aqui na loja física e em lugares estratégicos como feiras e locais de realização de palestras. Todo o valor arrecadado com a venda do colar será revertido para o Araújo Jorge”, explicou.

Para Juliana, o objetivo é arrecadar o maior valor possível para fazer a doação para o hospital. “Essa ação de conscientização, prevenção e autocuidado é essencial para nós mulheres e só temos a agradecer”, contou. A venda do colar temático será feita pelo Setor de Parcerias Corporativas no valor de R$89,90 com pagamento via PIX e cartões de débito e crédito.

Câncer mais incidente

A psicóloga informou que o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres e os casos clínicos que atende na unidade de saúde. “É interessante as mulheres estarem aqui presentes e a empresa proporcionar esse momento de cuidado, porque devemos estar atentas à prevenção e ao autocuidado. Devemos cuidar do todo que inclui não apenas a parte física, mas também os cuidados relacionados à saúde mental, a regulação do sono e a rotina de exames”, explicou Kelly.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de 73.610 novos casos para o Brasil em 2025 e, em Goiás, a atenção se volta para os 2.500. “Temos uma projeção de aumento para os próximos anos, mas podemos mudar com prevenção e autocuidado. Devemos evitar ser parte dessa estatística, tendo intimidade com o nosso corpo e realizando acompanhamento com o mastologista”, disse a palestrante.

Fatores de risco

Kelly, apresentou os principais fatores de risco para o câncer de mama, que incluem ser mulher, menstruação precoce, idade acima dos 50 anos, primeira gravidez após os 30, uso de contraceptivos orais, consumo de álcool e cigarro, sobrepeso, obesidade, inatividade física, histórico familiar, uso de terapia hormonal na menopausa e mutações genéticas.

“É fundamental conhecer o próprio corpo, realizar o autoexame regularmente, consultar o médico, fazer a mamografia e manter um estilo de vida saudável”, explicou.
A psicóloga também ressaltou os efeitos do estresse crônico, que afeta muitos profissionais e compromete o sistema imunológico. “É importante controlar o estresse diário e evitar viver no piloto automático. O diagnóstico precoce faz toda a diferença: pacientes diagnosticados no início têm 95% de chance de cura”, destacou.

Mamas únicas

Ela ainda ressaltou que as mulheres devem assumir a responsabilidade pelo cuidado com a própria saúde, pois pequenos hábitos levam a grandes resultados. “As mamas são únicas, assim como vocês. Um em cada três casos de câncer pode ser curado e identificado precocemente. O autoexame é o primeiro passo para conhecer o corpo e perceber mudanças”, afirmou.

A gerente da D’Julian Joias, Edinéia Tartas, presente na palestra, comentou que foi uma honra receber os profissionais do Araújo Jorge, que agregam valor à sociedade. “A palestra esclareceu dúvidas das nossas colaboradoras sobre autocuidado e prevenção. Esta foi a segunda edição do evento na empresa, organizada com muito carinho”, completou.

Renovação

Durante o evento, a empresa renovou por mais um ano a parceria com a instituição. A empresária Juliana Tartas Lemes, afirmou que é gratificante participar do projeto.

“Poderia ser qualquer empresário, mas Deus me escolheu, e me sinto honrada em fazer parte das ações do Araújo Jorge. É algo difícil de explicar, pois colocamos o coração em tudo o que fazemos, e desejamos alcançar outros corações também com a venda dessas joias”, destacou.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo