23 de julho de 2025 Doações

Banco de Sangue do Araújo Jorge incentiva a doação de plaquetas

Muito se fala sobre a doação de sangue como um gesto que salva vidas, mas a doação de plaquetas também…

Muito se fala sobre a doação de sangue como um gesto que salva vidas, mas a doação de plaquetas também é essencial na luta contra o câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as plaquetas são componentes do sangue responsáveis pela coagulação, sendo fundamentais no tratamento de diversos pacientes.

O biomédico e responsável pela garantia da qualidade do Banco de Sangue do Araújo Jorge, Jeffter Roniery Silva, explica que as plaquetas são indispensáveis para pacientes transplantados ou com doenças que comprometem a produção sanguínea. “Elas ajudam a conter sangramentos e, muitas vezes, representam uma assistência à vida. O que pouca gente sabe é que a validade das plaquetas é muito curta, somente cinco dias. Por isso, é fundamental que a doação aconteça constantemente”, destacou.

Ainda segundo o biomédico, para manter o estoque em níveis adequados, são necessários pelo menos três doadores por dia. “A doação por aférese pode durar cerca de duas horas, mas vale muito a pena. É um gesto simples, com um impacto enorme. Sempre digo que quem pode doar não deve adiar porque é um verdadeiro ato de amor”, afirmou Silva. A assessora pedagógica da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luísa Pereira Viana já é doadora do Banco de Sangue, e resolveu doar plaquetas na unidade.

“Já doava sangue em outros bancos de hospitais públicos, mas, pela proximidade com o meu local de trabalho, passei a doar com mais frequência aqui no Araújo Jorge. Durante uma dessas doações, uma enfermeira me abordou e destacou a importância da doação de plaquetas, além de mencionar que minhas veias têm boa espessura para o procedimento. Hoje estou doando plaquetas pela primeira vez”, explicou.

Para a assessora, a doação é um ato de cidadania e solidariedade. “É gratificante saber que estou contribuindo para salvar vidas. Precisamos pensar no bem comum. Vivemos em sociedade, e auxiliar o hospital é um dever coletivo. Sempre incentivo outras pessoas a doarem, porque todos dependemos do sistema de saúde e é essencial manter seus recursos ativos. O Banco de Sangue está constantemente precisando de plaquetas, e a doação exige um período mais longo durante o processo. Mas vale a pena fazer esse pequeno esforço para ajudar quem precisa”, afirmou.

Critérios para doação

Para doar plaquetas, é necessário ter entre 18 e 69 anos. “Lembrando que, se for a primeira doação, a pessoa deve realizá-la até os 60 anos. Também é fundamental estar em boas condições de saúde, pesar mais de 63 kg e não ter recorrido a anti-inflamatórios nos últimos três dias. No caso das mulheres, não pode estar grávida nem amamentando. A coleta é realizada por aférese, um procedimento totalmente seguro. Nele, coletamos somente as plaquetas, e o restante do sangue é devolvido ao organismo”, explicou o biomédico.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo