Na manhã desta segunda-feira (28/04), o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, esteve no Hospital de Câncer Araújo Jorge para oficializar a destinação de R$ 1,5 milhão da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) por meio do imposto de renda incentivado, referente ao exercício de 2024.
O recurso, articulado por Marconi Perillo junto à CSN, será destinado à execução do projeto “OncoHPV: Tempo é Vida”, voltado ao diagnóstico precoce e ao tratamento do câncer de colo do útero.
Durante a agenda, Marconi destacou a importância da iniciativa:
“Esse projeto será pioneiro em Goiás e no Brasil, porque atua no combate ao câncer desde o início, tratando precocemente os casos relacionados ao HPV. O Araújo Jorge é referência nacional no atendimento integral aos pacientes oncológicos e precisa ser reconhecido e apoiado. Cada recurso investido aqui é rigorosamente aplicado, com auditorias externas que garantem a correta utilização dos valores”, afirmou.
A idealizadora do projeto, Ana Carina Bastos, especialista em projetos do hospital, explicou que o “OncoHPV: Tempo é Vida” propõe a implantação de testes moleculares para diagnóstico de HPV oncogênico em mulheres de 15 a 64 anos, com previsão de atendimento a mais de 1.200 mulheres da capital e da região metropolitana ao longo de 24 meses.
“A proposta da instituição é proporcionar a implementação dessa tecnologia no SUS, substituindo o exame citológico pelo teste molecular, que possui maior precisão diagnóstica e está alinhado à Política Nacional de Enfrentamento ao HPV”, destacou Ana Carina.
O diretor de Relações Institucionais do hospital, Jales Benevides, também reforçou a relevância da doação:
“Graças ao apoio da CSN, articulado pelo presidente Marconi Perillo, mulheres de todo o Estado terão acesso a testes genéticos que podem mudar a história do estadiamento e da cura do câncer de colo uterino em Goiás.”
O encontro contou com a presença de Alexandre João Meneghini, presidente do Conselho de Administração da ACCG; do CEO Kleber Rosa; dos vereadores Aava Santiago e Tião Peixoto; do ex-deputado estadual Hélio de Sousa; dos jornalistas e políticos Matheus Ribeiro e Rebeca Romero; do ex-prefeito de Sanclerlândia Itamar Leão; da procuradora municipal Maria Auxiliadora de Almeida; e da presidente da Associação dos Procuradores do Município de Goiânia e presidente do Conselho Estadual de Educação, Iolany Carolina Nunes.