29 de abril de 2025 ACCG

Capacitação em pesquisa clínica mobiliza profissionais no Araújo Jorge

O Araújo Jorge – Hospital de Câncer promoveu, nos dias 24 e 25 de abril, o 1º Workshop de Pesquisa…

O Araújo Jorge – Hospital de Câncer promoveu, nos dias 24 e 25 de abril, o 1º Workshop de Pesquisa Clínica, marcando a primeira atividade oficial do Centro de Pesquisa Clínica, vinculado ao Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP). Realizado com o apoio da Novartis, o evento reuniu profissionais da saúde, pesquisadores e colaboradores para uma imersão nos principais pilares da pesquisa clínica no Brasil.

Durante os dois dias de programação, os participantes aprofundaram seus conhecimentos em gestão operacional e estratégica, monitoramento de estudos clínicos, além de inovações e tendências do setor. O objetivo foi fortalecer as atividades institucionais de pesquisa clínica, ampliar a capacitação técnica das equipes e preparar a instituição para novas oportunidades científicas.

“Começamos o workshop para despertar o interesse das pessoas, pois a pesquisa clínica requer a capacitação de diversos profissionais para efetivamente implementar novas pesquisas”, destacou o Dr. Adriano de Paula, coordenador médico do Centro.

De acordo com o coordenador administrativo, Saymonn Caetano, a iniciativa faz parte de um movimento mais amplo de institucionalização da pesquisa clínica no hospital. “Já conduzimos estudos nas áreas de urologia e ginecologia, e com a estruturação do Centro, poderemos expandir para diferentes especialidades e abordagens”, afirmou.

Durante o evento, a gerente médica Aline Batista apresentou detalhes sobre a infraestrutura do Centro, que conta com certificação laboratorial, espaço para arquivamento de documentos, plano de contingência e controle de temperatura para medicamentos refrigerados. “Para que a pesquisa aconteça com segurança e beneficie os pacientes, é necessário investir em recrutamento, retenção, capacitação da equipe e na confiabilidade dos dados”, explicou.

O médico oncologista Carlos Tadeu também reforçou a importância da pesquisa clínica para o avanço da medicina oncológica. “A ampliação da pesquisa representa um avanço tanto para os pacientes, que terão acesso a terapias inovadoras, quanto para os profissionais, que poderão aplicar novas práticas e tecnologias”.

A parceria com a Novartis foi essencial para a realização do workshop e para impulsionar a estruturação do Centro. “Esse workshop teve como objetivo estruturar o Centro de Pesquisa do Araújo Jorge. A capacitação e o engajamento com os parceiros têm gerado resultados muito positivos”, afirmou André Sanches, diretor de Pesquisa Clínica da Novartis Brasil.

Com a consolidação do Centro de Pesquisa Clínica, o Araújo Jorge reafirma seu compromisso com a inovação, o ensino e o desenvolvimento de tratamentos cada vez mais modernos, fortalecendo seu papel como referência na oncologia nacional.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo