O Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico (Gappo) do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) promoveu ontem (31), em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), o Café Paliativo Integrativo edição Goiás, que teve como tema “Os Benefícios do Encaminhamento Precoce”.
Na ocasião, a fisioterapeuta Arethuzza Alves, coordenadora do Gappo, apresentou o serviço de Cuidados Paliativos do HAJ e o médico paliativista Dr. Victor Hugo da Veiga Jardim palestrou respeito do histórico dos cuidados paliativos e das principais doenças que cabem esse tipo de cuidado.
O evento contou com a presença da fisioterapeuta Ana Paula Faria Elias Tavares, vice-coordenadora da Comissão de Cuidados Paliativos da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SPAIS/SES); do onco-ortopedista Dr. Carlos Henrique Ribeiro do Prado, diretor técnico do HAJ, do médico paliativista Antônio Teles Gomes; da oncologista clínica Mayza Lemes Duarte; da enfermeira Willyara Rodrigues Bezerra; e da psicóloga Grazielly Moreira dos Santos Silva.
A psicóloga Alana Feitosa Alcântara esteve no evento e destaca a importância do Café Paliativo Integrativo. “O evento foi muito importante, especialmente para mim que trabalho em UTI. Ver outros profissionais falando da experiência deles é enriquecedor. Parabéns pelo evento e, com certeza, estarei presente nas próximas edições”, promete.
O Café Paliativo Integrativo é uma iniciativa da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e visa discutir e disseminar conhecimentos sobre a área. Além disso, o evento promove a integração dos diferentes serviços de cuidados paliativos de Goiás.
Pioneirismo
Fundado em 1993,o Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico do HAJ é o primeiro do Estado de Goiás. O serviço funciona interruptamente há mais de 30 anos e possui diversas modalidades, como assistência hospitalar, parecer, assistência ambulatorial, assistência por telessaúde e assistência domiciliar.
Ademais, o Gappo oferece assistência multiprofissional, abarcando médicos paliativistas, enfermeiros, psicólogo, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e assistente social.
Em breve, será construída no Araújo Jorge uma área exclusiva para cuidados paliativos.