Como motivo de orgulho por fazer parte de uma equipe de profissionais que lutam todos os dias contra o câncer, pela vida, a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) celebra a realização de mil cirurgias efetuadas pelo Dr. Eldom de Medeiros Soares.
Para ele, como médico, a realização que se deu entre quatro a cinco anos para operar este número de cirurgias é um marco, principalmente por terem sido realizadas pelo SUS. “São pacientes que precisam e é muito gratificante chegar a este número em pouco tempo. É um marco histórico tanto na parte de mastologia oncológica quanto de ginecologia e oncologia”, disse.
Todas contabilizadas no Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), as cirurgias representam o resultado do trabalho de uma equipe focada em chegar ao primeiro lugar no Brasil em número de cirurgias realizadas. “Hoje, a ACCG é um marco em Goiás, principalmente no País. É um grande prazer fazer parte desse time, e pretendo ficar muitos anos por aqui tendo a perspectiva futura de realização de mais 1000, 2000, 5000 mil cirurgias”, destacou o médico oncológico.
De acordo com dados do relatório da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFICC), de 2020, o HAJ é destaque entre as instituições oncológicas e filantrópicas do Brasil, ficando em segundo lugar como maior polo que mais realiza procedimentos cirúrgicos em pacientes do SUS.
A carreira do médico cancerologista cirúrgico é praticamente toda goiana com formação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG). “Sempre gostei de cirurgias grandes. A área de oncologia é um campo interessante que praticamente não sabemos o que vai acontecer. Sinto-me orgulhoso por ser filho da casa que me ensinou”, comemorou Dr. Eldom Soares.
Combate ao câncer de mama
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023 – 2025. Para a prevenção do câncer de mama, Dr. Eldom Soares alerta sobre o autoconhecimento que toda mulher precisa adquirir. “Toda mulher precisa se autoconhecer e a primeira parte é a da prevenção. A segunda parte está nas recomendações do mastologista em quando chegar a idade certa seguir com os exames de rastreio onde é possível encontrar o câncer em estágio inicial”, explicou.
Com isso, para ele, o tratamento fica extremamente elegante e eficiente chegando à cura na maior parte dos casos.