O Setor de Radioterapia do Araújo Jorge – Hospital de Câncer promoveu, na segunda-feira (03/11), das 09h às 17h, um dia de cuidado especial para pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento, na sala de reuniões do serviço. A ação, em referência à campanha Novembro Azul, destacou a conscientização sobre o câncer de próstata e proporcionou um momento de autocuidado, com cortes de cabelo, barba, manicure masculina e música ao vivo.
O cabeleireiro Emanuel Plácido de Araújo, parceiro de longa data da iniciativa, ofereceu gratuitamente cortes de cabelo, barba e lavagem dos fios. Já a manicure Deuzina de Sousa Costa cuidou da aparência das unhas, realizando corte, lixamento e aplicação de base protetora.
“Os homens gostam de cortar o cabelo e aparar a barba. Essa ação, em alusão ao Novembro Azul, vem para atender os pacientes do Araújo Jorge. Teremos também modelagem de sobrancelhas, caso algum paciente queira. O intuito é elevar a autoestima de cada um aqui presente”, destacou. O pedreiro e paciente do hospital, Valdemir Ribeiro da Silva residente de Goiânia (GO), que realiza tratamento há um ano, ressaltou a importância de momentos como esse.
“Mesmo debilitado, essa ação de cuidado é muito boa para levantar a autoestima. Quando eu me olhar no espelho, vou perceber a diferença que esse gesto faz”, afirmou. O lavrador José Carlos Felisberto Elias, natural de Minaçu (GO), estava em seu primeiro dia de tratamento contra o câncer de próstata e saiu satisfeito após receber corte de cabelo e barba. “Fico muito feliz pelo hospital promover essa ação, porque foi boa demais. Já realizei meus exames de rotina e agora estou aguardando a consulta”, relatou.
Impacto no tratamento
A psicóloga Fabiana Persijn, do Setor de Radioterapia e uma das organizadoras do evento, contou que prepará-lo é uma iniciativa de grande relevância. “Essa ação vai além da conscientização, porque impacta diretamente na adesão ao tratamento ao fortalecer a autoestima, a motivação e o bem-estar emocional dos pacientes oncológicos”, explicou. Para ela, o momento é uma oportunidade de oferecer atenção, cuidado, afeto às pessoas que enfrentam uma jornada desafiadora.
Segundo Fabiana, além de acolher os pacientes, a ação também cumpre um papel educativo fundamental. “Ela permite que os acompanhantes compreendam melhor a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, ampliando o alcance da campanha, promovendo saúde de forma mais abrangente”, citou.
A estagiária de Psicologia Luíza Lemes do Vale Garcia estava presente no evento organizando a lista de pacientes, destacou que os benefícios da ação são de bem-estar e felicidade. “Esse evento faz com que o tempo passe mais rápido e eleve a autoestima de cada um. Os pacientes esperam esse momento de forma mais leve e divertida. Vemos o interesse de cada um e fazemos uma lista de espera para que o momento de autocuidado seja efetivo. Os homens costumam ser mais resistentes, mas, quando um participa, logo outros se animam também”, concluiu.





