28 de agosto de 2025 Eventos

Colaboradores do Araújo Jorge recebem homenagem em sessão solene na Alego

A noite de terça-feira (26/08) foi marcada por uma homenagem aos colaboradores do Araújo Jorge – Hospital de Câncer. A…

A noite de terça-feira (26/08) foi marcada por uma homenagem aos colaboradores do Araújo Jorge – Hospital de Câncer. A cerimônia, realizada no plenário Iris Rezende Machado da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), reconheceu o trabalho na luta contra o câncer, proposta pelo deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil).

Entre os homenageados estava a médica titular do Serviço de Ginecologia e Mama e conselheira de administração do Araújo Jorge, Dra. Rossana de Araújo Catão Zampronha, que recebeu o Certificado de Mérito Legislativo. “Essa entrega representa, simbolicamente, para mim todo o carinho e o abraço das pacientes que tratei e continuo tratando, que gostariam de me oferecer neste momento. Estou muito feliz, e é a primeira vez que recebo essa homenagem”, declarou.

Representante da Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG), Dra. Rossana destacou a importância de seu trabalho na oncologia. “Eu me considero filha da ACCG, porque fiz minha residência médica em 1983 e desde então venho trabalhando na Associação, fazendo aquilo que mais gosto”, afirmou. A coordenadora, fisioterapeuta do Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico (Gappo) do Araújo Jorge, Arethuzza Alves, também foi uma das homenageadas no evento e destacou que a honraria representa uma valorização dos cuidados paliativos e do trabalho com a assistência.

“Essa ação é uma forma de divulgar o nosso trabalho, que ainda é pouco conhecido por muitas pessoas. Para os profissionais homenageados, é uma forma de mostrar que nosso trabalho é reconhecido e valorizado, tanto pela sociedade quanto pelos nossos representantes”, relatou. Ao abrir a sessão, o deputado estadual Amauri Ribeiro agradeceu a presença de todos que, diariamente, têm como motivação a luta contra o câncer.

Antes do início da sessão, os participantes assistiram a um vídeo que destacou o empenho de cada profissional envolvido no combate à doença. Em seguida, foi realizada a leitura de uma carta do voluntário Carlos Alves, que, mesmo sem conseguir se comunicar verbalmente, encontrou nas palavras sua forma de expressão. Em seu relato, afirmou que não podia falar, mas que Deus enviava anjos para transmitir sua mensagem. Ele agradeceu a todos que atuam na instituição e reconheceu a dedicação de cada um na missão de salvar vidas. Também destacou a competência da equipe, dos voluntários, dos diretores e do deputado.

Toda vida em frente

Presente à mesa diretiva da solenidade, o diretor de Relações Institucionais do Araújo Jorge, Dr. Jales Benevides, destacou em seu discurso que, há quase 70 anos, a unidade de saúde, a qual é uma instituição filantrópica, tem os pacientes como sua razão de existir. Ele ainda destacou que a instituição é feita por gente.

“O Araújo Jorge atende casos oncológicos não somente de Goiânia, mas dos 246 municípios goianos e também de nossos irmãos de outros estados. Oferecer um tratamento integral é um grande desafio, pois sabemos que o SUS não cobre todos os custos. Por isso, buscamos apoio por meio de emendas parlamentares, parcerias com empresas amigas, além do apoio do Tribunal de Justiça e do Ministério Público do Estado de Goiás, fundamentais para mantermos o exercício da oncologia na instituição”, afirmou.

Benevides ressaltou ainda que esses parceiros representam um verdadeiro porto seguro para o hospital, e reconheceu a atuação da Alego, por meio do trabalho comprometido dos deputados. “Conheço essa realidade da doença há 30 anos. Fui residente no Araújo Jorge e agradeço aos meus professores, que antes de mim construíram esse alicerce no tratamento do câncer e por fazerem a diferença na vida de tantos pacientes”, completou. Ao final de sua fala, o diretor propôs uma reflexão sobre o papel do Araújo Jorge e a importância do acesso ao tratamento oncológico. Também presente na mesa diretiva, o CEO do Araújo Jorge, Kleber Rosa, concentrou seu discurso na discussão dos modelos regulatórios de São Paulo e Goiás.

“Precisamos repensar esse modelo, pois o financiamento do Estado para o tratamento do câncer é baixo. A tabela do SUS está congelada há 22 anos, baseada em um salário mínimo da época, que era de R$ 240. Os tempos mudaram, os custos aumentaram e, como instituição filantrópica, o Araújo Jorge precisa de apoio. Solicito que se juntem a mim nessa luta”, pontuou.

O assessor de relacionamento do hospital, Lindomar Pereira, também teve seu momento de fala durante a sessão. Ele relatou que, desde 2019, tem atuado na captação de recursos para a instituição, que oferece atendimento a pacientes oncológicos.

“Quero agradecer ao deputado Amauri pelo reconhecimento que me foi concedido e parabenizá-lo pelo trabalho que vem realizando. Essa homenagem aos profissionais e pacientes é mais do que merecida”, finalizou.

Destinação de emendas parlamentares

Segundo o parlamentar, sua ligação com o Araújo Jorge começou em 2019 ao visitar uma festa no Setor de Oncologia Pediátrica (SOP). “O tratamento contra o câncer é sofrido. Fui convidado para participar de uma festa com as crianças na Pediatria e uma médica me abordou no momento solicitando ajuda. Na ocasião, concedi emendas ao hospital reconhecendo o trabalho do Araújo Jorge ali realizado e por tudo que percebi”, disse o deputado.

Para ele, a sessão solene é uma homenagem para as pessoas que auxiliam no tratamento contra o câncer. “Temos representantes do Araújo Jorge e outras entidades aqui. É uma forma de prestigiar e agradecer por tudo que essas pessoas fazem pelo nosso Estado”, ressaltou. De 2022 a 2025, o propositor da sessão solene já destinou um total de R$8 milhões em emendas parlamentares para aquisição de equipamentos, custeio e manutenção das atividades do hospital.

Durante a solenidade, os presentes também puderam acompanhar a apresentação do cantor e compositor Tavinho Porto Rico e relatos de pacientes.

Confira todas as fotos aqui: https://www.playbook.com/s/allisondsgn/Q6r8oDyBU47kNbtYHYpcT9Zi



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo