1 de dezembro de 2025 Novidades

Representante da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional do MEC visita Araújo Jorge

Na manhã de sexta-feira (28/11), o Araújo Jorge – Hospital de Câncer recebeu a visita do coordenador de saúde coletiva…

Na manhã de sexta-feira (28/11), o Araújo Jorge – Hospital de Câncer recebeu a visita do coordenador de saúde coletiva da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (ES) e avaliador do Ministério da Saúde/MEC pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, Gilton Luiz Almada.

De acordo com o diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), Dr. Elismauro Francisco Mendonça, o representante esteve na instituição para avaliar as condições de infraestrutura necessárias à aprovação dos programas de residência multiprofissional — Atenção em Oncologia, Oncologia Geral — e da residência uniprofissional em Radioterapia/Física Médica. “Quando nos tornarmos um hospital de ensino, nossas próximas metas serão oferecer cursos de especialização, mestrado e doutorado. Já estamos preparando toda a documentação para que isso se concretize”, afirmou.

O professor acompanhou a exposição de dados institucionais no auditório do Centro Médico Ambulatorial (CMA). Na ocasião, a vice-coordenadora da Residência Multiprofissional do Araújo Jorge, Daniela Costa, destacou que a visita do professor teve como objetivo avaliar a instituição e liberar o funcionamento da Residência.

“Estamos apresentando o nosso programa, o projeto dos cursos e visitando os setores para que ele possa verificar tudo de perto. Acreditamos que a deliberação aconteça e que sejam definidos eventuais ajustes. Já temos o edital estruturado, e essa visita reforça que o hospital é uma instituição de ensino em busca de credenciamento”, ressaltou.

Apresentação

Durante a apresentação no auditório, cada tutor explicou sobre as áreas nas quais os residentes irão transitar. Logo após, o avaliador realizou visita às dependências da unidade de saúde. O diretor técnico do Araújo Jorge, Dr. Carlos Henrique Ribeiro do Prado, destacou que o tratamento do paciente oncológico envolve toda a sociedade. “Não temos profissionais suficientes para cuidar de tudo. E o Araújo Jorge, como uma escola de conhecimento, é fundamental para estes aprimoramentos”, disse.

O supervisor de Radioproteção e Coordenador do Programa de Residência Uniprofissional em Física Médica com ênfase em Práticas Integradas em Radioterapia, Rogério Santos acompanhou a visita e abordou questões específicas da Física Médica, Radioterapia, aspectos técnicos para o profissional, a vivência hospitalar e o controle de qualidade.

Apoio

Segundo Almada, o encontro é uma oportunidade para a instituição avaliar possíveis ajustes ou alterações no projeto pedagógico. “Faço parte do banco de avaliadores do Ministério da Saúde e atuo como voluntário. A visita busca confirmar se o que foi definido no projeto pedagógico realmente se concretiza na prática, além de proporcionar um momento de diálogo com preceptores, tutores, coordenação e gestão para compreender como o fluxo irá funcionar”, explicou Almada.

De acordo com o coordenador, a visita também contribui para a troca de informações e para o oferecimento de orientações à instituição. “Não é uma ação de fiscalização ou supervisão. Trata-se de um apoio, uma avaliação para garantir que tudo esteja alinhado para o início das atividades dos residentes e para a autorização do programa”, afirmou. Ao fim da visita, o coordenador deverá elaborar um relatório com o parecer técnico, que será comunicado à instituição.

O documento segue posteriormente para a plenária da Comissão Nacional de Residência. “A partir desse parecer, podem ser solicitadas novas orientações, caso necessário, até que seja emitido o resultado final que corresponde à autorização, autorização com pendências ou indeferimento”, explicou Almada.

Sobre a instituição visitada, o avaliador destacou a satisfação em conhecer a estrutura do hospital que integra a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). “A unidade está à disposição da sociedade e atende a uma demanda significativa. É muito importante conhecer uma instituição que oferece esse padrão de atendimento ao público”, concluiu.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo