23 de janeiro de 2024 Eventos

Projeto “Cultura também Cura” finaliza edição anual com passeio especial para crianças da pediatria

O Natal é sempre aguardado por muita gente, e não seria diferente para as crianças da ala pediátrica do Hospital…

O Natal é sempre aguardado por muita gente, e não seria diferente para as crianças da ala pediátrica do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ). Após vivenciarem muitas atividades ao longo do ano pelo projeto “Cultura também Cura”, foi a vez de curtir um passeio na Villa Cavalcare.

Aproximadamente 40 crianças e seus respectivos pais e/ou responsáveis aproveitaram a tarde do dia 20 de dezembro, para participarem de confraternização entre os pacientes em tratamento, com oficinas artísticas, passeio a cavalo, apresentação musical, entrega de lanche e brinquedos e a tão esperada visita do Papai Noel.

O projeto tem como objetivo propiciar ações culturais visando auxiliar pacientes e seus familiares no desenvolvimento socioemocional através da arte e da cultura. Durante o ano de 2023, as crianças do HAJ participaram de atividades culturais como oficinas de canto, percussão, pintura, origami, artesanato, fotografias, de desenhos, contação de histórias e leituras de obras goianas na sala lúdica do Hospital.

O presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Dr. Jales Benevides esteve presente na ação ressaltando que o projeto é importantíssimo para o Hospital, que tem uma profissional que lidera as atividades, a musicoterapeuta Lara Karst, que começou há 10, 15 anos. “Na grande maioria das vezes nós desconhecíamos a musicoterapia no tratamento e qualidade de vida dos pacientes. É uma coisa consolidada, então o projeto Cultura também Cura é uma grande verdade. E temos que propiciar aos nossos pequenos que estão em tratamento ambulatorial, internados uma forma lúdica de ver a doença de uma forma diferente”, disse.

Ainda para Dr. Jales, a música e a cultura modificam o ambiente hospitalar que o paciente está. “É uma forma de interagir com coisas importantes da vida. Quero parabenizar o Codese, apoiadores, patrocinadores por este evento que está dando a oportunidade das crianças interagirem com o Papai Noel, tocando e andando de forma a esquecer a doença e que precisa de um convívio de lazer e cultura”, destacou.

Para o coordenador geral do projeto, Estevão Costa Daltro, as oficinas estiveram presentes durante o ano e já haviam sido propostas anteriormente no projeto dentro da Lei Goyazes. “Nós tínhamos uma programação de atividades artísticas, mas no meio do caminho, toda boa ideia ela vai como um rio, assim recebemos novas ideias e parceiros. Chegou a Villa Cavalcare e surgiu a oportunidade de fazer o encerramento do ano com o passeio natalino”, disse.

Ele destacou que concluíram as oficinas, para o passeio trouxe os ministrantes das mesmas e a inclusão do circo que esteve presente na festa com o espírito natalino. “As crianças merecem e tudo que podemos fazer para aliviar as dores delas, das famílias e equipes é importante porque a arte eleva e traz essa leveza. Por um momento, eles conseguem esquecer as dores e sorrirem motivados pela esperança”, frisou o coordenador do projeto.

Outros parceiros realizadores do projeto são o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (CODESE), Programa Goyazes, Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Universidade Federal de Goiás (UFG) e conta com o patrocínio do Costa Atacadão, Novo Mundo e Saga Moto.

Musicoterapia no HAJ

A musicoterapeuta Lara Teixeira Karst, que trabalha no setor de oncologia pediátrica desde 2005 no HAJ disse que realiza o atendimento utilizando a música como recurso principal de acesso às emoções, para facilitar a expressão e auxiliar nas questões de qualidade de vida tanto dos pacientes quanto dos familiares. “É muito importante cuidar de todos porque o câncer afeta toda a rede familiar. Eles encaminharam a elaboração do projeto para o serviço de musicoterapia justamente por se tratar de um projeto cultural, e a música se encaixa como arte”, relatou.

Lara que participou da construção do projeto com a realização das oficinas que foram ministradas durante o ano explica que todas foram pensadas para levar às crianças, principalmente as atendidas pelo SUS, que muitas vezes nunca frequentaram uma sessão de cinema ou teatro. “Os profissionais da cultura vão ao Hospital, então por isso, o projeto é inédito nesse sentido. Algumas programações levam as crianças aos eventos culturais.

E nossas oficinas como contação de histórias, percussão, canto, pintura estão acontecendo dentro da unidade hospitalar e facilita muito para as famílias”, ressaltou. Observando como elas se comportam, Lara ainda citou que as crianças ficam curiosas quando há oficinas. “Tem muitas crianças que possuem curiosidade e outras são apáticas, mas nós damos estímulos para que elas se desenvolvam mais. Muitas vezes temos crianças que ainda não conhecem as cores, temos que mostrar e incentivar o interesse porque tudo é importante para o desenvolvimento cognitivo, social e isso colabora para o tratamento. A cultura sempre engradece o ser humano e este acesso dentro do Hospital é uma vitória para nós em poder ter isso ao receber os profissionais da cultura goiana”, destacou.

Natal com paz, amor e alegria

Durante o evento, a primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz esteve ao lado do prefeito da cidade, Rogério Cruz manifestando solidariedade e empatia ao projeto que vem sendo construído no HAJ. “Realmente o trabalho vem ajudar as crianças em tratamento de câncer, contribui com a saúde mental que reflete no físico. Sou entusiasta da causa social e quero agradecer a iniciativa do Codese”, disse Thelma.

O prefeito frisou o quanto o evento cultural é importante para as crianças e representa seu lema de cultura também cura. “O projeto é maravilhoso, quero parabenizar o Codese em nome do Carlos Alberto e toda sua equipe que vem trabalhando para trazer melhorias para quem carrega suas lutas, problemas. É uma alegria estar aqui em meio a tantos projetos de Goiânia e o Natal é especial para todos nós, para quem vai comemorar e estender uma mão amiga é um grande prazer”, concluiu Cruz.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo