20 de dezembro de 2023 Eventos

Encontro Voluntariado em Ação marca gerações no HAJ

Em alusão ao Dia Internacional do Voluntário, comemorado em 05 de dezembro, a gerência de Relações Institucionais da Associação de…

Em alusão ao Dia Internacional do Voluntário, comemorado em 05 de dezembro, a gerência de Relações Institucionais da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) realizou o 1º Encontro Voluntariado em Ação, no salão da Paróquia São Francisco de Assis.

A tarde especial foi marcada pela participação de voluntários do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), em um momento de confraternização, entrega de certificado de honra ao mérito àqueles que vestiram o jaleco da solidariedade nos últimos 20 anos, além do reconhecimento de voluntário destaque do ano, apresentação musical e sorteio de brindes.

A aposentada Maria Cândida Dias da Cunha, mais conhecida como Candinha, de 67 anos é voluntária no HAJ desde 2003, atende duas vezes por semana no Bazar da instituição e participa do projeto do chá das nove, que entrega chá e bolachas a pacientes carentes e seus acompanhantes em todos os ambulatórios da instituição. Ela foi uma das voluntárias homenageadas no evento e ainda levou um brinde para casa. “Acho muito importante para nós atuarmos como voluntários. É melhor ajudar do que ficar em casa fazendo nada. Sempre oriento as pessoas que se interessam pela causa”, disse.

Antes mesmo de se aposentar, Candinha realizava o trabalho voluntário de entrega do chá. “Quando nos aposentamos, doamos mais da gente para as pessoas. São os doentes que precisam, e não os saudáveis. Peço a Deus que me dê saúde e vida longa para continuar atuando como voluntária”, relatou feliz e com o coração grato pela ação. Durante o evento, o presidente da ACCG, Dr. Jales Benevides lembrou e reconheceu a dedicação dos voluntários e que o hospital só funciona com o trabalho deles em todas os 21 projetos assistenciais, sem contar a força da corrente do bem que mobiliza as cidades do interior na realização de leilões beneficentes para captação de recursos.

“Crescem os problemas e os desafios, mas não tem um que não conseguimos cumprir. Temos vontade, berço, boa esperança e somos otimistas. Colocamos a ética, a vontade de fazer, assim, os caminhos se abrem. Conseguimos muitas coisas nestes quatro anos com o apoio do voluntariado. Parabenizo a todos. A missão conosco é grande e o voluntariado está sempre presente ajudando mesmo nos momentos altos e baixos, tendo um olhar diferenciado àqueles que mais necessitam”, ressaltou o presidente.

A gerente de Relações Institucionais, Deuba Assunção, agradeceu os voluntários e lembrou o trabalho da dona Ângela. “Me sinto honrada em estar à frente desse trabalho. Acredito na força e na união. Diariamente superamos desafios para manter os projetos sociais. Tivemos inclusive o chá especial 2023 e a adesão de novos parceiros para nos ajudar. O trabalho do voluntário ajuda o paciente seja em oração, uma palavra, em equipamentos, leilões e que forma uma rede solidária. Reconhecemos o apoio de cada um de vocês. Obrigada por tudo. Esse momento foi preparado para vocês”, disse emocionada.

Leilões do Bem

A professora e coordenadora do Leilão do Bem há dois anos, Kerlyvainy Pereira Vargas, 41, de Novo Brasil (GO), distante 195 km da capital disse que vem arrecadando prendas, gado, realizando almoço em prol do Araújo Jorge. “Nós iniciamos o ano passado com poucos voluntários, mas este ano ampliou, assim como a renda. A expectativa é que seja cada vez maior. Conheci o Leilão através de um convite do Lindomar e ninguém queria pegar no chifre do boi porque é muita coisa para organizar”, explicou.

A coordenadora pontuou que no início da missão ficou com medo, mas o que conseguisse seria mérito e benção de Deus. “Estou adorando o convite para essa confraternização que é a primeira. Está tudo muito lindo”, destacou. Ela ainda contou que divulga os leilões na cidade, nas redes sociais e convida cada um para ser voluntário e participar das ações.

Outro voluntário é o Ernesto Marques da Silva de Corumbaíba (GO), que passou por um câncer em 2021. “Passei por um tratamento no Araújo Jorge e decidi ajudar o Hospital. Arrecadamos R$118 mil no primeiro leilão. Neste ano realizamos em junho, o segundo. Estou fazendo pelo hospital o que ele fez por mim”, relatou. Transformando a doença em ação solidária, no dia 16 de dezembro, Silva teve mais uma missão a desempenhar com a realização da Cavalgada onde a inscrição foi uma fralda geriátrica, que vai atender o hospital.

“É uma forma de mais uma vez arrecadar. Estou sempre buscando as pessoas para ajudar. Divulgamos nas redes sociais, com carro de som, através do boca a boca. Tem pessoas que me ligam para ajudar. Estou muito feliz em ser convidado para este evento e o Dr. Jales é um anjo na minha vida”, disse o voluntário.

Para conferir as fotos do Encontro, acesse: https://www.flickr.com/photos/197592455@N02/albums/72177720313215402/with/53382480950



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo