9 de julho de 2025 Eventos

2ª edição do Risoto Solidário é marcada por gestos de esperança e transformação

Comida afetiva, solidariedade e momentos de partilha deram o toque na segunda edição do Risoto Solidário – Sabores do Cerrado;…

Comida afetiva, solidariedade e momentos de partilha deram o toque na segunda edição do Risoto Solidário – Sabores do Cerrado; evento já integra o calendário oficial da instituição

Na tarde do último domingo (06/07), o Espaço Dois Ipês, no Setor Jaó, em Goiânia, recebeu a presença de 1700 pessoas em uma celebração de solidariedade e transformação de realidades. A 2ª edição do “Risoto Solidário – Sabores do Cerrado” teve como objetivo arrecadar recursos para o Araújo Jorge – Hospital de Câncer, proporcionando um cuidado humanitário e especial ao paciente oncológico.

O evento beneficente reuniu 80 chefs solidários, organizados em duplas e trios, que ofereceram 40 versões exclusivas de risotos utilizando ingredientes típicos do Cerrado. Unindo gastronomia, um ambiente acolhedor e agradável, a 2ª edição também contou com apresentações da cantora e ex-paciente Jordana Félix, da banda Turma GO 62 e do DJ Lagoa.

O idealizador do projeto “Risoto Solidário” em Curitiba e chef participante desta edição, Evandro Arruda, destacou que foram utilizados 240 kg de arroz e 800 litros de caldo na preparação dos pratos. “São 40 sabores diferentes e é importante ressaltar que todos os ingredientes foram doados pelos chefs. É uma honra vir de Curitiba e estar aqui neste ambiente tão familiar e acolhedor de Goiânia para esta segunda edição. É maravilhoso ver como, desde o ano passado, plantamos uma sementinha que floresceu numa bela árvore com frutos maravilhosos”, afirmou Arruda.

Criando memórias afetivas

O CEO do Araújo Jorge, Kleber Rosa, destacou a importância da criação de memórias afetivas, agradeceu aos participantes e reforçou os desafios enfrentados pela instituição. Rosa elogiou a voz da cantora Jordana Félix e reconheceu o trabalho das duplas de chefs que contribuíram para o sucesso do evento.

“Quero agradecer a presença de cada um e o apoio humanitário ao hospital, que é responsável por 75% do atendimento via Sistema Único de Saúde em Goiás. É uma responsabilidade enorme, sustentada pelo esforço dos nossos mais de 1.300 colaboradores na busca constante por melhores resultados”, afirmou.

Segundo ele, o hospital desenvolve atualmente projetos de ampliação e melhoria na estrutura de atendimento, como a implantação de um quarto acelerador linear, a construção de seis novos leitos de UTI pediátrica e a reforma da Unidade Oncológica de Anápolis.

Rosa também chamou atenção para o cenário financeiro da instituição. “No primeiro semestre, enfrentamos um déficit operacional de R$ 4 milhões. Sustentar uma instituição com metas de expansão e melhoria é um grande desafio. Só alcançaremos nossos objetivos com o engajamento de todos. Este evento já está consolidado, e parabenizo os que estão trabalhando há dias para que ele fosse possível”, completou.

A supervisora da Farmácia, Priscila Ramos, estava entre os participantes do evento e compartilhou sua emoção ao estar pela primeira vez no evento. “Fiquei tocada pelo entusiasmo e dedicação de todos os envolvidos, especialmente dos risoteiros. Ver tanta gente reunida por uma causa tão nobre foi inspirador. Sem dúvida, foi um evento que aqueceu o coração”, disse.

O coordenador de Diagnóstico por Imagem do hospital, César Vilanova, participou preparando um risoto vegano de shimeji com creme de castanha de caju, ao lado da esposa e bióloga, Jordana Barros. “Tivemos o cuidado na adaptação da receita, reduzimos o alho poró e acrescentamos mais abobrinha. É a segunda vez que participamos e foi emocionante novamente”, relatou.

Ele contou que a ideia do prato surgiu do apreço do casal por cogumelos e destacou a importância do evento para o hospital. “O Risoto Solidário contribui com recursos e amplia a visibilidade do trabalho que realizamos. É gratificante ver as pessoas degustando nossa comida e saber que, de alguma forma, estamos ajudando o próximo”, disse.

Participações especiais

A coordenadora financeira da instituição, Dannielle de Araújo Godinho Barbosa Coelho, esteve presente no evento e relatou que a experiência foi emocionante. “Ver tantas pessoas reunidas com o propósito de ajudar o próximo me deixa muito alegre. É a primeira vez que participo com minha família e confesso que fiquei encantada. O local foi perfeito, a decoração estava maravilhosa e principalmente o calor humano. Os voluntários tão dedicados, os colaboradores que trabalharam no evento com tanta dedicação fizeram com que a data ficasse marcada em minha memória”, contou.

Segundo Danielle, o risoto estava maravilhoso com sabores especiais. “Sentimos que todos foram preparados com muito amor. Já estou na expectativa do próximo”, afirmou. A supervisora da Nutrição Clínica da instituição e chef participante, Neusa Moura, revelou que havia chamado o irmão, que é empresário, Vinícius Moura, para doar um pouco do tempo para o hospital que precisa da solidariedade de cada um. “Tem sido uma experiência muito gratificante por ser a primeira vez. Nosso prato é o de cordeiro com shitake ao vinho tinto. Queríamos trazer esse sabor, essa emoção para as pessoas degustarem essa familiaridade. A emoção é maravilhosa pela Deuba ter nos convidado”, afirmou.

A voluntária há 12 anos na instituição e chef Wanda Santos relatou que é a segunda vez que participa e foi uma benção. Ela trabalha na linha de frente do hospital com auxílio aos pacientes nos ambulatórios. “Minha dupla é com a Carla Penalva e iremos fazer o risoto de rabada. O detalhe especial é que ele vem acompanhado da geleia de manga. O risoto está sendo maravilhoso e meu coração está borbulhando de alegria neste domingo”, relatou.

O supervisor administrativo do Serviço de Segurança e Transporte, Wesley Yuri Nunes Dias, participou do evento acompanhado de sua família e destacou a beleza da celebração, marcada por boa música, comida deliciosa e, sobretudo, pela alegria de reencontrar colegas de trabalho em prol do tratamento do câncer. “Nesse dia especial, o prato principal foi a solidariedade, que aqueceu nossos corações e transformou a festa em um momento verdadeiramente inesquecível, repleto de amor e união para todos nós”, afirmou.

Já para a controller do Araújo Jorge, Luciana Santos, participar do Risoto vai muito além de estar presente em um evento social. “É sentir que faço parte de um movimento poderoso, que une milhares de pessoas em benefício dos pacientes com câncer assistidos pela instituição. Foi emocionante ver tanta solidariedade reunida, formando uma verdadeira corrente do bem, que coloca o paciente no centro de tudo. Sinto uma profunda gratidão por poder contribuir com essa causa, que impacta tantas vidas”, declarou.

Histórias de vida

A chef Ione Araújo da Silva comentou que o coração estava a mil e entregue nas mãos de Deus. “Escolhemos um nome muito especial para o nosso prato ‘Esperança de Goiás’, um risoto com guariroba e ossobuco. O toque especial é o amor, ao ser criado com ingredientes que representam o Centro-Oeste. Ele vai aquecer o coração de muitas pessoas, porque lembra comida de mãe na mesa”, explicou.

Segundo Ione, a parceria foi uma preparação divina. “Viemos trazer um pouco de amor por minha dupla ser feita de luta, garra e afeto.” A personal chef Ivone Alves da Silva participou do evento pela primeira vez, com muito orgulho e emoção. “Fui convidada pela Amanda para cozinhar e senti que precisava fazer uma boa ação. Estava de luto há poucos dias pela minha irmã, que foi paciente do Araújo Jorge, vítima de câncer. Depois, minha parceira me ligou e reforçou o convite. Prontamente aceitei. Estou muito grata por poder contribuir, e no próximo ano estaremos de volta”, contou.

O estudante do 8º ano Felipe Maranhão, o mais novo entre os chefs, foi convidado pelo presidente do Conselho de Administração do Araújo Jorge, Alexandre Meneghini, para participar da experiência do Risoto Solidário. “Cozinho desde os cinco anos. O risoto que preparamos foi de costela com aroma de vinho. O caldo foi feito com a ajuda da minha avó, e o vinho realçou o sabor do prato. Foi uma experiência incrível, porque adoro cozinhar e vou levar isso para a vida”, destacou.

Já o engenheiro clínico Ricardo Maranhão, chef e prestador de serviço do Araújo Jorge, compartilhou sua primeira participação como cozinheiro no evento. “Na edição anterior, participei como público. Desta vez, convidei meu filho para formar a dupla, já que ele faz curso de gastronomia. Quis ser voluntário, e a experiência foi maravilhosa. Tenho muita gratidão por estar aqui neste momento solidário”, concluiu.

Repasse pela Câmara Municipal de Goiânia

Durante o evento, o vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira (MDB), anunciou a destinação de R$ 3 milhões do duodécimo da Casa Legislativa, ainda em 2025, para o Araújo Jorge. O repasse evidencia o papel estratégico da Câmara no fortalecimento das políticas públicas de saúde e no apoio às instituições filantrópicas.

Para o CEO do hospital, Kleber Rosa, a notícia foi recebida com grande entusiasmo pela diretoria e representa um importante auxílio para a população de Goiânia. O vereador parabenizou a diretoria do hospital, explicando que a boa notícia é que a Câmara Municipal tem as emendas impositivas e o duodécimo. “Ele é fruto do que economizamos, e parte do duodécimo pode ser devolvido à cidade de Goiânia com o intuito de salvar vidas. O Dr. Jales já havia apresentado esse projeto que vai contribuir com a ampliação do setor de quimioterapia. Que venham outros eventos como este”, afirmou.

O diretor de Relações Institucionais do Araújo Jorge, Jales Benevides, destacou que a unidade de saúde atende pacientes de todos os municípios de Goiás e que há uma necessidade crescente de ampliação dos serviços. “Há quase 70 anos fazemos oncologia em Goiás e em Goiânia. Parabenizo a Câmara Municipal por abraçar esse projeto e consolidar esse importante repasse de R$3 milhões, que nos permitirá iniciar a ampliação do setor de Quimioterapia”, finalizou.

Confira as fotos do evento aqui:

https://abre.ai/m6A8

https://abre.ai/m6B3



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo