12 de abril de 2024 Doações

COD realiza parceria com o HAJ e promove corrida para abastecer Banco de Sangue

Neste sábado, 13 de abril, será a etapa Goiânia da 2ª Corrida do Comando de Operações de Divisas (COD). Para…

Neste sábado, 13 de abril, será a etapa Goiânia da 2ª Corrida do Comando de Operações de Divisas (COD). Para essa edição foi feita uma parceria com o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) e os 50 primeiros doadores de sangue e plaquetas inscritos na corrida até o dia 30 de março tiveram desconto na inscrição. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a doação de sangue e plaquetas e ajudar na manutenção do estoque do Hospital.

O valor da inscrição é R$ 100,00 + 2 kg de alimentos não perecíveis que deverão ser doados no dia da entrega do kit. A largada será às 16h na sede do COD e o percurso será de 6 km de corrida em trilhas e pavimentação asfáltica. A inscrição pode ser feita acessando este link: https://www.sistime.com.br/eventos/2024/corrida-cod-goias-2024/.

Segundo a supervisora do Banco de Sangue do HAJ, Kelly Alves Macedo, a demanda do hospital é grande e o abastecimento adequado do estoque é importante para que o uso e a liberação do sangue para os pacientes sejam constantes. “Não conseguimos manter o estoque cheio e estamos sempre em busca de parcerias que nos ajudem com as doações. Lembrando que no tratamento oncológico sempre precisamos de sangue e plaquetas, por isso nosso alerta é permanente”, citou.

Visita do COD

O Major Borges, subcomandante do COD, durante a visita com a sua equipe conheceu o funcionamento do Banco de Sangue, além de alguns doadores que estavam na instituição. Na visita frisou sobre o compromisso e a missão do COD e a parceria realizada com o Hospital. “Fomos convocados a ajudar nesse momento em que o Banco de Sangue se encontra em uma situação crítica, com baixa no estoque, para que os policiais atendam essa demanda em ajudar o próximo”, relatou o Major.

Para ele, o baixo estoque alerta a polícia e a população em geral sobre a responsabilidade com a vida. “Por isso, iremos realizar a corrida do COD aberta a toda família incentivando a doação de sangue. Ao fazer a inscrição há uma taxa para adquirir o kit, que inclui uma camiseta, squeeze e uma medalha independente da colocação da pessoa”, explicou. “Já tivemos uma edição da corrida o ano passado. É a primeira deste ano e esperamos 3 mil pessoas no evento”, afirmou o Major.

Ele ainda contou que o vigilante da instituição, Carlos Alberto dos Passos Neto, foi o agente impulsionador que entrou em contato com o COD informando sobre a dificuldade em conseguir os doadores. “Muito sensível à causa, o comandante da unidade de imediato solicitou nossa ajuda para visitarmos o Hospital e realizar a parceria”, completou Borges.

Ana Carina Vieira Bastos, biomédica e responsável pela captação de doadores do Banco de Sangue, destacou o déficit de 40% de doadores, já que são necessários 50 por dia. “O difícil é conscientizar a população, mas campanhas como essa renovam nosso estoque a cada ação”, lembrou.

Acesse as fotos da visita aqui: https://www.playbook.com/s/accg/9EC6vn9pG48iY1vRGw891Vnc



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo