A manhã de quarta-feira (04/02), data em que se celebra o Dia Mundial do Câncer, foi marcada por um gesto de empatia e acolhimento no Araújo Jorge – Hospital de Câncer. Pacientes do Setor de Quimioterapia receberam lenços em uma ação promovida pela Associação Brasileira de Câncer do Sangue (Abrale), pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) e pela voluntária Evelin Rodrigues, que ficou muito feliz em participar da ação e com o trabalho feito com as mulheres.
“Gosto que elas se sintam bonitas, com a autoestima renovada mesmo em momentos difíceis. É uma honra fazer parte desse projeto e elas merecem ganhar lenços lindos, usá-los como acessório, se sentirem confiantes e saberem que esse momento ruim vai passar”, disse.
A iniciativa integra um movimento nacional de conscientização, estímulo à prevenção e solidariedade, que hoje reúne mais de 300 organizações parceiras em todo o Brasil. Desde 2017, a campanha #VádeLenço homenageia pacientes oncológicos e reforça a importância da conscientização sobre a doença. Neste ano, a mobilização completa 10 anos de atuação social.
A paciente Janice Vieira de Queiroz foi a primeira a receber o lenço e destacou, com um sorriso no rosto, o impacto do gesto. “Não é só tapar a carequinha. É um gesto de carinho e atenção que você está ganhando. A gente se olha diferente no espelho. É uma forma de aumentar a autoestima”, afirmou.
Para Janice, lutar pela vida é fazer a sua parte diariamente. “É ir à consulta, realizar a sessão de quimioterapia, porque a vida é feita de detalhes. Muitas vezes, as pessoas não percebem o quanto sua presença é importante para tomar um café da manhã junto, sentar para almoçar, sair para tomar um sorvete no shopping. São coisas simples, mas que fazem toda a diferença. Ao colocar o lenço, a mulher se olha no espelho, coloca um brinco, um batom, e exercita o carinho consigo mesma. Isso muda muita coisa”, concluiu.
Gesto de cuidado
A representante da Abrale, Stéfany Matias, explicou que a ação tem como objetivo levar carinho, cuidado e é um gesto simbólico às pacientes, além de reforçar junto à comunidade a importância da adoção de hábitos mais saudáveis, como a alimentação equilibrada, no combate ao câncer.
“Entregamos quase dois mil lenços em 12 estados do país. Já são dez anos de campanha, e cada região realiza a entrega localmente. Aqui no Araújo Jorge, desenvolvemos um trabalho diário de atuação nos ambulatórios e nas internações, acompanhando pacientes com câncer do sangue. A entrega foi perfeita e muito bonita, porque as pacientes recebem o lenço com muito carinho, como um verdadeiro ato de amor”, destacou.
Segundo a supervisora administrativa do Setor de Voluntariado do Araújo Jorge, Adriane Rodrigues, o departamento é engajado em ações como essa e compreende que o lenço vai além de um simples acessório. “Ele simboliza acolhimento, autoestima e carinho. Muitas mulheres em tratamento passam por momentos delicados, e a perda de cabelo pode afetar profundamente sua autoconfiança. Receber um lenço é mais do que um gesto, porque representa cuidado, solidariedade e a certeza de que alguém se importa, lembrando que elas não estão sozinhas nessa jornada”, explicou.
Ampliação do alcance
A campanha é um convite para que as pessoas se mobilizem sobre o câncer. Muitos artistas, influenciadores, profissionais da saúde, pacientes, hospitais, organizações da sociedade civil e empresas aderem à causa, ampliando a mensagem nas redes sociais.
Como forma de apoio e mobilização, a iniciativa incentiva a publicação de fotos com lenço, símbolo de empatia, solidariedade e apoio a todas as pessoas que enfrentam a doença diariamente.





