Com o objetivo de discutir questões relacionadas ao projeto de expansão do serviço de radioterapia do Hospital de Câncer Araújo Jorge, diretores da Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG) receberam nesta segunda-feira (23/12), os vereadores por Goiânia, Kátia Maria e Fabrício Rosa, além de Edward Madureira, eleito vereador e que tomará posse no próximo dia 1º de janeiro.
Os diretores presentes na reunião foram o vice-presidente Paulo Moacir de Oliveira Campoli, o diretor de Relações Institucionais, Jales Benevides, e o diretor-tesoureiro, Elismauro Francisco de Mendonça. Durante o encontro, destacaram a importância da instituição, que é a única em Goiás a oferecer radioterapia pelo SUS. Também foram apresentados os dados de atendimento realizados em 2023, como 253.588 aplicações de radioterapia, 8.736 pacientes atendidos, 73 radiocirurgias realizadas e 1.290 braquiterapias.
Os diretores solicitaram apoio para o Plano de Expansão, que inclui três etapas: a construção de uma nova casamata para instalação de um quarto acelerador linear, a substituição do acelerador linear mais antigo por um equipamento mais moderno e a instalação de um novo acelerador linear, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento.
Além disso, pediram a colaboração dos vereadores para agendar uma reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a fim de discutir o fortalecimento da infraestrutura e recursos para o hospital, que atualmente atende cerca de 3.500 pacientes por ano.