16 de junho de 2025 Capacitação

IEP promove capacitação sobre metodologias ativas para preceptores da Residência Multiprofissional

O Araújo Jorge – Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) promoveu, nessa sexta-feira (13), a segunda aula do “Curso de…

O Araújo Jorge – Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) promoveu, nessa sexta-feira (13), a segunda aula do “Curso de Capacitação para Preceptores da Residência Multiprofissional em Oncologia e Área Médica”. A iniciativa, realizada em parceria com a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem como objetivo qualificar os profissionais que acompanham e orientam os residentes no hospital.

A formação foi conduzida pelo Prof. Dr. Flávio Marques Lopes, especialista em Educação para as Profissões da Saúde e Farmácia, que abordou o tema “Mecanismos de Ensino-Aprendizagem: Metodologia Ativa”.

Durante a aula, o professor defendeu a necessidade de repensar o modelo tradicional de ensino na área da saúde e apresentou diversas abordagens centradas no estudante, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), uso de mapas mentais e conceituais, estudos de caso, projetos, portfólios reflexivos e o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE).

Segundo o professor, essas metodologias favorecem o raciocínio clínico, o pensamento crítico e a autonomia dos alunos. Ele destacou especialmente a eficácia da PBL, que utiliza problemas reais e complexos como ponto de partida para o aprendizado. “Essa abordagem estimula o pensamento crítico e promove a construção colaborativa do conhecimento, colocando o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem”, afirmou.

Outro aspecto trabalhado durante a capacitação foi o autoconhecimento no processo educativo. Os participantes realizaram testes para identificar seus estilos predominantes de aprendizagem, quais sejam visual, auditivo, leitura/escrita ou cinestésico, reforçando a importância de metodologias diversificadas e alinhadas ao perfil dos alunos.

Avaliação dos participantes

Para o fisioterapeuta Gean Carlos Moraes, tutor externo do Serviço de Fisioterapia do hospital, a capacitação foi bastante relevante. “A palestra foi extremamente interessante, especialmente considerando os moldes de ensino que temos hoje. A PBL e a TBL se encaixam perfeitamente na estrutura que o Araújo Jorge precisa para os residentes. Isso fortalece o protagonismo dos alunos nas discussões clínicas”, avaliou.

Para a enfermeira Susankerle Costa Alves, a formação oferece recursos pedagógicos eficazes já consolidados em instituições internacionais. “Achei a aula bem didática. O PBL, por exemplo, é amplamente usado nas Faculdades de Medicina dos Estados Unidos, com bastante sucesso. A ideia é que possamos adaptar essas práticas à nossa realidade, estimulando tanto o conhecimento teórico, quanto a sua aplicação na prática.”

Na opinião da enfermeira Viviany Aires, a capacitação trouxe orientações práticas e valiosas para o cotidiano da residência. “Foi uma aula excelente, que esclareceu bem o papel dos tutores e preceptores no acompanhamento dos residentes. As estratégias apresentadas serão fundamentais para nossa atuação no programa.”

De acordo com a Profª. Dra. Silvana de Lima Vieira dos Santos, tutora de Enfermagem da Residência Multiprofissional e docente da UFG, o curso representa um avanço importante na formação dos preceptores. “A maioria dos nossos profissionais não possui formação em educação. Essa capacitação oferece suporte técnico e científico para que conduzam o processo de ensino com mais segurança e qualidade, impactando positivamente no cuidado prestado ao paciente oncológico.”

O programa de capacitação continuará ao longo dos próximos meses, reafirmando o compromisso do IEP com a excelência na formação profissional e com a melhoria contínua da assistência em saúde.



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