23 de outubro de 2025 Capacitação

IEP promove capacitação sobre comunicação de notícias difíceis para preceptores e tutores

Iniciativa visa a preparação teórica e prática dos profissionais, com foco na humanização e assertividade dos processos O Instituto de…

Iniciativa visa a preparação teórica e prática dos profissionais, com foco na humanização e assertividade dos processos

O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Araújo Jorge – Hospital de Câncer realizou, na última sexta-feira (17), mais uma etapa do curso de capacitação voltado a preceptores e tutores da residência multiprofissional em oncologia e da área médica da unidade. Os participantes foram recepcionados pelo diretor executivo do hospital, Kleber Rosa.

Com o tema “Comunicação de Notícias Difíceis”, o encontro aconteceu no auditório do Centro Médico Ambulatorial (CMA), das 10h às 12h, e teve como objetivo qualificar os profissionais para lidar com situações delicadas no atendimento a pacientes e familiares.

A formação foi conduzida pelo médico geriatra e especialista em cuidados paliativos, Dr. Ricardo Borges, que apresentou protocolos específicos para a transmissão de más notícias no ambiente hospitalar. Além da abordagem teórica, os participantes também participaram de simulações práticas com foco no desenvolvimento de habilidades comunicacionais.

“A simulação é uma das ferramentas mais poderosas para ensinar essa competência de comunicação de notícias difíceis na área da saúde”, destacou o médico. O profissional também promoveu feedback das simulações e incentivou a reflexão crítica sobre o desempenho dos participantes durante as atividades.

Para a coordenadora do curso, Silvana Lima Vieira dos Santos, a proposta é capacitar os preceptores para que eles auxiliem os residentes em todos os momentos durante esse processo de aperfeiçoamento. Ela destaca ainda que, semanalmente, são realizadas capacitações com foco na melhoria contínua.

Após o evento, Borges aproveitou a oportunidade para parabenizar a iniciativa do Araújo Jorge de investir na formação continuada de seus preceptores, reforçando a importância da humanização no cuidado oncológico.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo