31 de maio de 2024 ACCG

Banco de Sangue do HAJ inaugura mural para doadores tirarem fotos

O Banco de Sangue do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) passou a contar com um mural exclusivo para os…

O Banco de Sangue do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) passou a contar com um mural exclusivo para os doadores que forem à instituição. Assim, quem comparecer ao local, poderá tirar fotos para registrar o momento e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Segundo a supervisora do Banco de Sangue, Kelly Alves Macedo, o mural foi feito no intuito de homenagear os doadores.

Produzido de forma voluntária pela artista plástica Gabrielle Teles Mortari, arquiteta por formação, o mural traz a mensagem “Pelo sangue de um, muitos são salvos. Seja um doador!” Conforme destaca a artista, ambientes hospitalares e até mesmo clínicas podem provocar certo incômodo. “Por meio da arte, acredito que esse desconforto possa ser quebrado, trazendo leveza, cor e novidade para o local. Espero que quem estiver doando entenda a importância de seu gesto e propague isso”, anseia.

Gabrielle relata que a inspiração para fazer a arte começou com a frase do mural. “A intenção era criar uma mensagem que carregasse um sentido ambíguo de salvação, visto que uma pessoa pode salvar até quatro vidas com apenas uma doação, esse foi meu ponto de partida. A partir daí, construí outros elementos e, para a construção deles, a inspiração veio dos próprios profissionais e doadores, o desejo era que ambos se vissem representados ali”, comenta.

Segundo a artista, a mensagem principal do mural é sobre salvação. “Não importa quanto tempo passe, nós só estamos aqui pois, um dia, alguém se “doou” por nós e seu sangue resgatou muitas pessoas, essa mensagem é eterna. Nós podemos, mesmo que em proporções bem menores, fazer como Ele e ver nosso sangue salvando outras pessoas. Isso é de uma beleza e importância sem medidas.”

Artista Plástica Gabrielle Teles Mortari

Período crítico em julho

A supervisora do Banco de Sangue do HAJ revela que em julho o estoque costuma ficar crítico. “A demanda do hospital não para no período de férias, pois o paciente não interrompe o tratamento. Como existe uma redução drástica nos estoques, precisamos da colaboração da sociedade e dos próprios acompanhantes e amigos dos pacientes para mantermos os estoques em julho”, afirma Kelly.

No HAJ, o tratamento oncológico depende direta e indiretamente da transfusão de sangue. Assim, é imprescindível que a sociedade esteja consciente da doação de sangue. “Os doadores voluntários são peças fundamentais para o paciente oncológico”, diz Kelly.

O vendedor Donner Garcia da Cruz, 32 anos, recentemente fez sua décima doação ao Banco de Sangue do HAJ. “Existem diversas situações em que uma pessoa pode precisar da doação de sangue, em um acidente, por exemplo. Espero que todos possam se conscientizar sobre a importância da doação e vir de espontânea vontade”, convida.

Doador Donner Garcia da Cruz, já fez mais de 10 doações ao HAJ



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo