Na tarde da última quinta-feira (11/12), o físico médico Rogério Sanches Santos do Araújo Jorge – Hospital de Câncer, realizou a defesa de sua dissertação de mestrado intitulada “Implementação de Indicadores para Otimização do Fluxo de Atendimento dos Pacientes de um Serviço de Radioterapia”. A apresentação ocorreu no Laboratório de Mídias do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Desenvolvido no Setor de Radioterapia da unidade de saúde, o projeto abordou o cenário operacional de um serviço de grande porte, visando a melhoria contínua na assistência prestada aos pacientes oncológicos.
A banca examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Emerson Nobuyuki Itikawa, do Instituto de Física da UFG, pelo Prof. Associado Dr. Marco Antônio Rodrigues Fernandes, da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP) e pela Prof.ª Dra. Juliana Fernandes Pavoni, da Universidade de São Paulo (USP). Ao final da defesa, o mestrando comemorou. “O esforço diário deu forma a um resultado construído com propósito”.
Pesquisa
Com o objetivo de estruturar e aplicar indicadores assistenciais e operacionais, a pesquisa, aliada ao Ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir), permitiu analisar e otimizar o fluxo de atendimento desde o agendamento até a conclusão do tratamento radioterápico. “A partir do mapeamento detalhado dos processos e da análise estatística dos dados, foram identificados gargalos, oportunidades de melhoria e estratégias para a reorganização das agendas e dos recursos disponíveis”, destacou Santos.
Conforme o físico médico em sua apresentação, os resultados evidenciaram a padronização dos processos do serviço, o uso de indicadores e a reorganização do fluxo assistencial aos pacientes, fatores que contribuíram para uma maior previsibilidade operacional. “Outros pontos fundamentais foram o aproveitamento da capacidade instalada e a redução de atrasos no início dos tratamentos, sem a necessidade de novos investimentos em equipamentos”, afirmou.
Segundo a banca examinadora, concluiu-se que o trabalho realizado possui relevância acadêmica, aplicabilidade prática imediata e pode servir como referência para outros serviços de radioterapia, uma vez que fortalece a gestão orientada por dados e contribui para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população.