16 de maio de 2025 Sem categoria

Araújo Jorge promove a 10ª edição do Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária

Na última semana, o Araújo Jorge – Instituto de Ensino e Pesquisa, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia…

Na última semana, o Araújo Jorge – Instituto de Ensino e Pesquisa, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), realizou o primeiro módulo da 10ª edição do Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária. Reconhecido internacionalmente, o curso capacita profissionais de diversas regiões do Brasil e do exterior, ao mesmo tempo em que beneficia pacientes que aguardam por cirurgia de reconstrução mamária.

Nesta etapa inicial, nove mulheres foram contempladas com cirurgias de reconstrução parcial ou total das mamas, escolhidas conforme as necessidades individuais de cada paciente. Após os procedimentos, todas são acompanhadas pelo Serviço de Ginecologia, Mama e Reconstrução Mamária do Araújo Jorge.

Para os alunos, o curso representa uma oportunidade de aprendizado técnico e prático de alto nível, com acesso a procedimentos como mamoplastia redutora, troca de prótese, mastectomia radical e simetrização das mamas. Nesta edição, participaram presencialmente 12 discentes de estados como Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão e Mato Grosso. Outras 14 pessoas, de países como Uruguai, Argentina, Colômbia, Equador e Angola, acompanharam as cirurgias de forma on-line.

Durante as atividades, especialistas nacionais e internacionais comentaram as cirurgias em tempo real e compartilharam suas experiências com os participantes. Entre os convidados estavam os médicos Ricardo da Costa Pinto (SP), Rodrigo Cericatto (RS), além de nomes internacionais como Elisana Caires (Bahia), Ana Goulart (Portugal) e Ashutosh Khotari (Reino Unido), que participaram virtualmente.

Além de contribuir com a formação de novos profissionais na área de reconstrução mamária, o curso beneficia dezenas de pacientes todos os anos, promovendo qualidade de vida e elevação da autoestima. O segundo módulo será realizado nos dias 20 e 21 de junho.

O mastologista Régis Resende Paulinelli, um dos coordenadores do curso, destacou a complexidade do conteúdo abordado. “São várias técnicas, muitos detalhes, e cada paciente apresenta particularidades. Por isso, é necessário um volume maior de treinamentos para alcançar consistência e segurança, garantindo um trabalho de qualidade”, afirmou.

Segundo Paulinelli, o objetivo é formar profissionais preparados para oferecer um atendimento de excelência. “Queremos que os participantes saiam com a confiança necessária para aplicar os conhecimentos adquiridos da melhor forma possível”, completou.

Beneficiadas

Entre as pacientes atendidas está Cláudia Rafael Ferreira, de 43 anos, expedidora de mercadorias. Ela não escondeu a emoção ao falar sobre a experiência. “Fiquei muito feliz de poder ajudar e ver que tem bastante gente aprendendo com o meu caso. Os profissionais são excelentes, carinhosos, humanos. Não tenho do que reclamar. Estou muito feliz”, contou.

Cláudia relatou que, após a remoção do tumor e das mamas acessórias, sua autoestima deve aumentar. “Nunca usei um biquíni porque tinha vergonha das mamas acessórias. Essa realidade irá mudar. Estou ansiosa para usar um biquíni pela primeira vez”, disse.

Outra beneficiada foi a cozinheira Iracema da Silva Dourado, de 54 anos, que também celebrou a oportunidade. “Faz bastante tempo que eu estava esperando. Quando me ligaram, aceitei na hora. Quero que esse tumor não volte mais, porque já é a quarta vez. Mesmo assim, não desisto. Estou feliz em ajudar a formar novos médicos”, disse.

Paciente do Araújo Jorge há cinco anos, Iracema elogiou o atendimento e falou sobre suas expectativas. “Sempre fui bem tratada. Depois da cirurgia, creio que minha autoestima irá aumentar, pois não me olho no espelho há 10 anos — primeiro por conta das queimaduras que tenho no corpo, e, nos últimos anos, por causa do câncer. Quem sabe eu volte a me olhar após a cirurgia…”, contou, emocionada.

Curso pioneiro

Coordenado pelos mastologistas Régis Resende Paulinelli e Luís Fernando Jubé Ribeiro, o Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária é referência em inovação e qualidade. A formação tem duração de 11 meses, divididos em módulos, e soma mais de 100 cirurgias anuais, todas transmitidas e discutidas virtualmente.

“Esse formato de curso existe somente aqui no Brasil, sediado pelo Araújo Jorge. No mundo, não há nada semelhante”, afirmou o médico Luís Fernando Jubé.

Além de formar especialistas, o curso transforma a realidade de pacientes de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Amazonas e outras regiões, oferecendo a reconstrução mamária gratuitamente.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo